Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

Moraes ordena prisão e extradição de blogueiro bolsonarista Allan dos Santos

Jornalista e dono do canal Terça Livre está nos Estados Unidos; Moraes ainda pediu inclusão dele na lista de procurados pela Interpol

Moraes ordena prisão e extradição de blogueiro bolsonarista Allan dos Santos

Santos (dir.) é apontado como autor de atos considerados antidemocráticos. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

BRASÍLIA, DF – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva e extradição imediata do jornalista Allan dos Santos, dono do site Terça Livre. Santos reside, atualmente, nos Estados Unidos, e está com o visto vencido. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (21).

O jornalista é investigado no chamado “Inquérito das Fake News”, instaurado pelo próprio Alexandre de Moraes. Segundo a Polícia Federal, que pediu a prisão, Santos tem pregado o “rompimento da linha que separa o discurso radical da prática de crimes de ódio e de incitação a práticas nocivas à harmonia dos poderes da República”. O pedido é assinado pela delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro, da Superintendência da PF no Distrito Federal.

Leia mais: CPI da Pandemia: lista de investigados já soma 37 nomes

“Demonstrado o risco de ineficácia da apuração por sua ausência no país, a indicação do prosseguimento da prática apontada como criminosa com o mesmo modo de agir e a necessidade já reconhecida de submetê-lo às consequências da investigação em curso, representa a PF a Vossa Excelência a prisão preventiva de Allan Lopes dos Santos, uma vez que as demais medidas cautelares não se mostram aptas para alcançar os objetivos descritos”, escreve a delegada.

Leia a decisão abaixo

Já na decisão, Moraes alegou que o jornalista teria se associado a pessoas ligadas nos atentados ao Capitólio, em Washington, em janeiro de 2021. Na ocasião, manifestantes da Alt-Right invadiram o prédio do parlamento americano com o objetivo de impedir a posse presidencial de Joe Biden. “Conforme ressaltado pela Polícia Federal, além de se associar a pessoas ligadas nos atos, o investigado esteve pessoalmente envolvido nos controversos atos”, escreveu o ministro.

Sanções

Além da prisão preventiva, Alexandre de Moraes ainda ordenou a inscrição de Allan dos Santos na lista Difusão Vermelha da Interpol, “com finalidade de viabilizar sua prisão, neste país ou em outro”. O ministro ainda intimou o Google, Facebook, YouTube e Twitter a bloquearem os perfis do jornalista e do Terça Livre nestas redes, bem como o bloqueio da monetização dos perfis nestas redes.

O ministro ainda deu ordens ao Banco do Brasil e ao Banco Central para que bloqueiem todas as contas de Allan dos Santos e do Terça Livre, bem como o bloqueio de envio de recursos do jornalista para o exterior. A ordem para a extradição do jornalista é imediata, segundo a decisão.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter