Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

MP determina prisão de trio investigado em desmanche de veículos

O MP-AM identificou que os investigados estão ocultando e destruindo carcaças que foram apreendidas durante a operação “Pedestal”

MP determina prisão de trio investigado em desmanche de veículos

(Josemar Antunes/Amazonas1)

Roseane Ramos de Holanda, 32, Rogério Ramos de Holanda, 40, e Barbosa Nascimento dos Santos, 43, tiveram as prisões solicitadas pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) na última quinta-feira, 11, por destruição de provas de investigação. O trio é investigado por integrar uma quadrilha em esquemas de desmanche ilegal de veículos.

O MP-AM identificou que os investigados estão ocultando e destruindo carcaças que foram apreendidas durante a operação “Pedestal”. Eles foram presos no dia 17 de junho deste ano pela equipe de investigação da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv).

As investigações da DERFV apontam que Barbosa, Rogério e Roseane são membros de uma quadrilha comandada por José Sampaio de Souza Júnior, o “Juninho”, que lidera um esquema de desmanche ilegal de veículos roubados, alienados e com restrição judicial.

Segundo a polícia, “Junhinho” é proprietário de duas unidades do Sucatão Carlito – nas avenidas Professor Nilton Lins e Governador José Lindoso, também conhecido como “Avenida das Torres”, respectivamente nas Zonas Centro-Sul e Norte.

“Juninho” já responde há vários processos criminais e segue foragido. Outras duas pessoas, que não tiveram os nomes divulgados, também foram indiciadas por envolvimento no esquema criminoso.
De acordo com o titular da Derfv, delegado Cícero Túlio, “Juninho”, a esposa dele Roseane, que trabalha na parte administrativa, e o irmão dela Rogério, responsável por negociar os veículos, além de Barbosa, diretor financeiro do estabelecimento, fazem parte de uma quadrilha no desmanche ilegal de veículos. A maioria dos automóveis encontrados, nos estabelecimentos, possuía restrição jurídica ou alienação a instituições bancárias. Alguns foram furtados ou roubados.

(PC/Divulgação)

“Em alguns depósitos encontramos diversos veículos com restrição judicial, a prática de receptação e estelionato, configurando que entidades financeiras estão sendo lesadas em razão dos veículos, por estarem financiados e acabaram desmontados sem autorização do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM)”, disse a autoridade policial.

“Juninho” desdenhava da polícia por acreditar que seu esquema nunca seria descoberto. Ele permaneceu por vários meses no ano de 2018 na condição de foragido até ser preso por receptação, mas festejou a revogação da prisão nas dependências de sua loja a poucos metros da Derfv, após manejar recursos em Brasília, no Distrito Federal”, declarou o delegado Cícero Túlio.

Durante a operação, foram apreendidos nove carros, diversas peças de veículos desmontados e R$ 8,5 mil. Barbosa, Rogério e Roseane foram autuados em flagrante por associação criminosa, adulteração de sinais de veículos automotores, estelionato e associação criminosa.

(Josemar Antunes/Amazonas1)

A Derfv oferece recompensa de R$ 1 mil para quem possa fornecer informações ao disque-denúncia (92) 99962-2442, que indicam a localização de José Sampaio de Souza Júnior, o “Juninho”. A identidade do informante será mantida em absoluto sigilo.