Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cenário

MP Eleitoral pede impugnação da candidatura de Chico Preto a prefeito de Manaus

'Desenterraram um processo finalizado para me prejudicar', defende-se Chico Preto alegando perseguição

MP Eleitoral pede impugnação da candidatura de Chico Preto a prefeito de Manaus

Foto: Márcio Silva - Portal Amazonas1

Por uma dívida de 2017, ainda das eleições suplementares para o governo do Amazonas, o vereador Chico Preto (DC) teve sua candidatura à Prefeitura de Manaus impugnada pela Justiça Eleitoral, em decisão divulgada nesta quinta-feira (1º).

Leia mais: Chico Preto está com covid-19 e já é o terceiro candidato a prefeito de Manaus infectado  

A decisão foi do promotor eleitoral Francisco Campos, do Ministério Público Eleitoral do Amazonas (MPE-AM). A impugnação se deve ao fato de Chico Preto ter tomado conduta vedada nas eleições de 2017, sendo condenado a pagar uma multa de R$ 25 mil. O candidato será intimado a pagar este valor para poder regularizar sua situação eleitoral.

Eleições

Por meio de nota, o parlamentar afirma que a decisão não passa de perseguição para tirá-lo da disputa.

De acordo com o candidato, o MP Eleitoral está usando uma ação que já transitou em julgado da qual ele já havia sido absolvido.

Leia mais: Chico Preto declara que não terá tempo de TV e nem fundo partidário

“Desenterraram um processo finalizado para me prejudicar. Como que em 2018 eu tive minha candidatura deferida e agora no mesmo processo eu fico inelegível? Isso é perseguição para tentar manchar minha imagem. Tenho 23 anos de vida pública com ficha limpa”, comentou Chico Preto.

Outra derrota

O pedido de Chico Preto para participar do debate da TV Band Amazonas, que será realizado nesta quinta-feira, às 21h30, foi negado pela juíza Margareth Hoagen, da 1ª Zona Eleitoral.

A magistrada declarou que o candidato só poderia participar do debate caso o partido ou coligação tivesse representatividade mínima no Congresso Nacional.

Leia mais: Primeiro debate na TV será sem Chico Preto e Gilberto Vasconcelos