Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Brasil

MPF pede abertura de inquérito contra Nelson Piquet por declaração contra Lula

O piloto e empresário teria sugerido a morte do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

MPF pede abertura de inquérito contra Nelson Piquet por declaração contra Lula

Piquet se desculpou e afirmou que suas falas foram “mal traduzidas” (Foto: Reprodução Instagram/ Nelson Piquet Racing FC)

BRASÍLIA – O Ministério Público Federal (MPF) pediu a abertura de um inquérito policial contra o ex-campeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, nesta quinta-feira (3). O piloto e empresário teria sugerido a morte do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com o MPF, a declaração de Piquet, foi de: “grave ameaça de morte velada ao presidente eleito” e “estimula muitos” a fazerem o mesmo. O texto diz, ainda, que além do “crime de ameaça de morte explícita”, o empresário “estava no local estimulando intervenção militar”.

O MPF afirmou que Nelson Piquet é uma “pessoa de notoriedade pública”, e que deveria saber que suas declarações “teriam potencial de alcançar centenas de milhares de pessoas”.

No vídeo Piquet declara: “Vamos botar esse Lula filho de uma p* para fora disso”, diz Piquet no vídeo. Ao fim da gravação, o eleitor de Bolsonaro repete o lema do presidente, “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, e o ex-piloto completa a frase dizendo “E o Lula lá no cemitério, filho de uma p*t*”.

Leia mais: Vídeo: ‘Lula no cemitério’, sugere Nelson Piquet durante manifestação bolsonarista

O procurador Paulo Roberto Galvão de Carvalho pediu a Polícia Federal para abrir um inquérito policial para colher o depoimento de Nelson Piquet, e identificar o do autor do vídeo, do horário e do local em que a gravação foi registrada.

(*) Com informações do Poder 360