Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Mulher é presa por aplicar golpe e acusar padre Marcelo Rossi de plágio

Izaura teria fraudado o registro de um texto publicado no livro "Ágape" e alegou na Justiça que o padre copiou sem dar o devido crédito

Mulher é presa por aplicar golpe e acusar padre Marcelo Rossi de plágio

Izaura Garcia de Carvalho Mendes, de 65 anos, foi presa acusada de estelionato ao aplicar um golpe no padre Marcelo Rossi. A prisão foi na última quinta-feira,9, mas o caso só foi divulgado no domingo(13).

Padre Marcelo Rossi em lançamento do livro Ágape (Reprodução)

De acordo com a Polícia Civil, Izaura teria fraudado o registro de um texto publicado no livro “Ágape” e alegou na Justiça que o padre copiou sem dar o devido crédito.

Publicado em 2010, o livro vendeu 10 milhões de exemplares, mas foi retirado de circulação devido a decisão judicial movida pela mulher. Em 2013, Izaura fez um acordo com a editora do livre e recebeu R$ 25 mil.

Já em outra ação movida pela mulher, devido a comercialização do livro que ainda mantinha um trecho do texto que ela dizia ser seu, a Justiça proibiu a venda do “Ágape” e o recolhimento de todos os exemplares que estão no mercado. Além disso, também foi pedido uma indenização de R$ 51,6 milhões.

Entre os documentos anexados no processo, está um registro do texto na Fundação Biblioteca Nacional. Em agosto de 2018, Izaura entrou com uma queixa-crime contra Marcelo Rossi e a editora. O delegado Maurício Demétrio, responsável pelo caso, solicitou os documentos originais a Fundação.

Na investigação, foi descoberto que não consta nada na Biblioteca Nacional e que os dados apresentados no documento referem-se a outra obra registrada.

Além disso, o coordenador do escritório de Direitos Autorais da Fundação, Igor Calaça, encaminhou um laudo mostrando as fraudes no documento de Izaura.

Na quinta,9, Izaura foi chamada para depor na delegacia e negou que saiba falsificar documentos. A mulher foi detida juntamente com duas advogadas que acompanhavam o processo.

A polícia realizou buscas na casa de Izaura, onde foram apreendidos documentos que podem auxiliar nas investigações. O Padre Marcelo não quis se pronunciar sobre o caso, mas afirmou que perdoa Izaura.

(*) Com informações do G1