Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Mulheres podem surgir na corrida eleitoral para a Prefeitura de Manaus

A capital amazonense nunca teve uma representante mulher eleita, tampouco, o governo estadual.

Mulheres podem surgir na corrida eleitoral para a Prefeitura de Manaus

Analistas políticos analisaram possíveis nomes de mulheres a disputa pelo cargo de prefeita de Manaus. Arte: Jenifer Branches/ AM1

Manaus (AM) – Falta menos de um ano para as eleições de 2024, período no qual os brasileiros irão às urnas escolher representantes para os 5.565 municípios no Executivo e no Legislativo. No caso de Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) deve disputar uma reeleição, mas deve ter diversos concorrentes, inclusive, mulheres.

Analistas políticos ouvidos pelo Portal AM1 verificaram possíveis mulheres que devem disputar o cargo, ou como prefeita, ou vice-prefeita. Entre os nomes apontados em comum estão: Maria do Carmo Seffair (Novo), Carol Braz (MDB) e Anne Moura (PT).

CEO de um instituto de pesquisa no Amazonas, Afrânio Soares destaca que não se recorda de tantas mulheres disputando uma vaga para prefeita ou vice-prefeita de Manaus. “Acredito que seja algo inédito”, destacou Soares.

“Em comum, elas têm o fato de serem mulheres, mas, ideologicamente, são bem diferentes. Anne Moura é esquerda e seu grupo político, frente a outros concorrentes dentro do próprio PT, está no poder. Maria do Carmo é direita radical e Carol me parece ser mais de centro”, destacou Afrânio Soares.

O advogado e cientista político Helso Ribeiro destaca que ambas as citadas são de extrema competência e grande capacidade intelectual. “Maria do Carmo tem doutorado, Carol Braz já ganhou prêmios na defensoria pública, já foi magistrada também, e a Ane Moura já mostrou que é uma mulher de luta. Então são três valorosas composições políticas distintas”, destaca o especialista.

Outros nomes

Possíveis nomes como a deputada Joana Darc Cordeiro (União Brasil) e Alessandra Campelo (Podemos) também foram sondados pelos analistas políticos ouvidos pelo Portal AM1. Embora as duas parlamentares já tenham cogitado ser prefeitas um dia, os analistas acreditam que este não é o momento.

“Outras mulheres, como, por exemplo, a deputada Alessandra Campelo, teve seu nome cogitado, porém, não deve vir. Ela faz parte do grupo do governador Wilson Lima, cujo pré-candidato é o deputado Roberto Cidade”, disse Afrânio Soares.

Breno Rodrigo Leite, outro cientista consultado pelo Portal AM1, vê Joana Darc na mesma situação: “Não vejo como um nome viável. No máximo, como vice. Não como cabeça de chapa”, destacou.

Elas, por elas

O Portal AM1 procurou as cinco possíveis candidatas citadas na reportagem para saber o que elas pensam sobre as eleições que vêm e se serão candidatas. Apenas Maria do Carmo Seffair respondeu por meio de uma nota sobre uma futura possível candidatura.

Atualmente presidente estadual do partido Novo, no Amazonas, Seffair disse que seu nome ser colocado a uma possível candidatura ainda está em discussão, mas que, com certeza, será atuante, porque as eleições municipais são o pontapé de um processo de reestruturação do Novo no Amazonas.

 

LEIA MAIS: