Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Mulheres trans em competições femininas incomodam Marcel Alexandre

O vereador Marcel Alexandre usa o termo "homem vestido de mulher" para se referir à mulher trans e diz que a competição desta com uma mulher natural é desleal no esporte.

Mulheres trans em competições femininas incomodam Marcel Alexandre

Marcel Alexandre (Foto: Dircom/CMM e reprodução Instagram Anne Andres )

Manaus (AM)-  O vereador Marcel Alexandre (Avante), que defende pautas conservadoras, disse que “as mulheres biológicas” estão perdendo espaço no esporte por causa das atletas trans. A fala foi dita durante sessão plenária desta segunda-feira (28) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O parlamentar citou como exemplo a atleta Anne Andres, mulher trans de 40 anos, que bateu recorde feminino na competição de levantamento de peso no Campeonato Canadense Ocidental, no último dia 20. Ela levantou 200 quilos a mais que a segunda colocada.

“Aquilo é uma vergonha e uma humilhação ao esporte. Quando não se há discernimento e conhecimento em uma luta legítima, nós não podemos, em uma luta ideológica e por ideologia, cessar àquilo que a natureza de tão belo celebra”, disse o vereador.

Marcel ainda frisou que o espaço das mulheres biológicas no esporte precisam ser preservados e respeitados, caso contrário, essas atletas acabarão desistindo de certas competições.

“As mulheres vão desistir e vai ter somente competição entre mulheres trans e – elas vão bater todos os recordes. Vão brigar entre elas, que são homens, e dizem que têm cabeças de mulheres”, ressaltou.

Ele continuou as falas afirmando que “faz um apelo” à comissão de esporte da Casa que entre com requerimento junto à Federação de Esporte para que seja impedido que mulheres trans e mulheres naturais se enfrentem em mesmo nível.

“Que se crie uma modalidade, não é nada contra […]. Essa incoerência e essa coisa desleal que acontece por aí, onde homens, travestis,  vestido de mulheres batem recorde e humilham mulheres de verdade, as mulheres naturais”, finalizou.

VEJA: