Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Opinião

Carlos Santiago

O Brasil e o Amazonas precisam de diálogos

As eleições acabaram. É hora de pensar e agir por um Brasil bem melhor pra viver

Por Carlos Santiago*

As eleições terminaram, mas os desafios continuam. Lula da Silva e Wilson Lima precisam unir o povo entorno de diálogos e de efetivação de políticas públicas, objetivando melhorar a vida dos brasileiros e brasileiras, independentemente de posições ideológicas. Não é tarefa fácil diante do ambiente econômico, da crescente pobreza e da polarização política existente.

Lula venceu. Uma vitória difícil. Não elegeu nenhum governador no Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste e, ainda, vai governar com um Congresso Nacional mais conservador e muito próximo das ideias e das posturas de Jair Bolsonaro.

O presidente eleito terá que governar para todos. Ir além de sua composição eleitoral. Pelas condições atuais do Brasil, as prioridades de governança são enormes. Combate à pobreza, educação inclusiva e de qualidade, fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS e desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda.

No plano internacional, Lula terá que incluir o país na agenda positiva. O Brasil é muito importante. Tem peso econômico, é exportador de alimentos, possui uma das maiores democracias do mundo, detém riquezas naturais e culturais e um papel de destaque na diplomacia internacional. Porém, nos últimos anos, o país tem ficado isolado, sem protagonista internacional e com dificuldades de obter novos investimentos.

Wilson Lima foi reeleito. Aproveitou a onda governista e de continuísmo da maioria dos votantes para os governos estaduais. Dos 20 candidatos à reeleição, 18 obtiveram êxitos. Sua parceira eleitoral com o presidente Bolsonaro na cidade de Manaus foi importante para a sua vitória. Agora, precisa de parcerias administrativas com o presidente eleito.

O Amazonas necessita de diálogos com o governo federal. A Zona Franca de Manaus, o principal modelo econômico do estado, embora consagrada na Constituição Federal, requer boa vontade do Poder Executivo Federal para defesa dos incentivos fiscais e agregar novos investimentos.

A rodovia federal BR-319 está destruída. As pontes estão caindo. Os serviços de manutenções estão funcionando de forma precária. Famílias são prejudicadas, agricultores perderam produções e o meio ambiente é impactado com o aterro dos rios.

O combate ao crime organizado a partir das fronteiras não tem resultado positivo. É de conhecimento público que as facções criminosas agem nas fronteiras com violência e com contrabando de armas e de riquezas naturais da região.

A questão ecológica do estado e as atividades de garimpo estão na ordem do dia, no âmbito local, nacional e internacional. Trazer desenvolvimento econômico sustentável e combater ilegalidade, são desafios dos governos eleitos.

No contexto político atual, com mazelas sociais e econômicas enormes, a união e o bem-estar do povo brasileiro têm que prevalecer. Por isso, Wilson Lima e Lula da Silva devem unir forças. Eduardo Braga e os outros representantes do Amazonas no Congresso Nacional precisam contribuir para o Brasil superar seus problemas.

As eleições acabaram. É hora de pensar e agir por um Brasil bem melhor pra viver, independentemente das ideias políticas e religiosas. O país é bem maior e mais importante que os interesses de grupos políticos.

Sociólogo, Analista Político e Advogado.

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do Portal AM1.