Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Notícias

Parlamentares do AM estão na expectativa para federação partidária entre PT e PSB

A bancada federal do PSB combinou, na última segunda-feira, que é favorável à formação de uma federação partidária com o PT em 2022

Parlamentares do AM estão na expectativa para federação partidária entre PT e PSB

Foto: Divulgação

MANAUS (AM) – Às vésperas de mais uma eleição, as alianças políticas começam a se formar entre os partidos que almejam emplacar nomes como possíveis postulantes ao pleito geral, que ocorre logo nos primeiros dias do mês de outubro. Uma das primeiras alianças que começa a ser consolidada é a federação partidária entre PSB e PT.

Segundo informações do O Globo, a bancada federal do PSB combinou na última segunda-feira (3), em reunião, que é favorável à formação de uma federação partidária com o PT em 2022. Conforme a publicação, ficou definido que será redigido um texto o qual será entregue, ainda esta semana, ao presidente do PSB, Carlos Siqueira, explicando as causas da formação. Lula e Alckmin podem formar uma chapa para concorrer à presidência juntos.

Leia mais: José Ricardo nega autoria de PL que proíbe jogos de sinuca no país: ‘fake news bolsonarista’

No Amazonas, parlamentares de ambos os partidos já começam a se preparar para as mudanças que podem surgir na união. Segundo o deputado estadual Serafim Correa (PSB), a união entre os partidos é uma questão de sobrevivência no cenário local.

“Esse assunto está sendo discutido nas várias instâncias. Todas as cautelas nesta hora. No final, tudo dará certo. Eu concordo com a federação, é uma possibilidade para as eleições, por uma questão de sobrevivência”, disse.

O deputado federal José Ricardo, por sua vez, considerou que a união será positiva para o Amazonas, mas o trâmite não é simples de ser realizado.

“Pelo que sei, ainda está sendo discutida a possibilidade de federação. Não é tão simples como antes era com as coligações. Mas acredito que no AM será positivo somarmos esforços por um projeto de desenvolvimento para o Brasil e o Estado”, declarou.

Caso a federação partidária seja realizada, os partidos têm que permanecer unidos por quatro anos e terão que atuar juntos nesse período. Ou seja, eles precisaram se manter alinhados em candidaturas nas eleições futuras, como as que elegem os próximos vereadores e prefeitos.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter