Manaus, 15 de maio de 2024
×
Manaus, 15 de maio de 2024

Cidades

Perito Ricardo Molina vai participar do júri de Gustavo Sotero

Conhecido nacionalmente, perito apresenta na segunda, 28, laudo técnico sobre as imagens que mostram a intenção do ex-delegado em matar o advogado Wilson Justo Filho, em 2017

Perito Ricardo Molina vai participar do júri de Gustavo Sotero

Ricardo Molina já atuou em investigações criminais famosas, como o assassinato de "PC Farias" (Foto: Reprodução)

Na próxima segunda-feira, 28, um laudo técnico sobre as imagens que captaram o homicídio triplamente qualificado que vitimou o advogado Wilson Justo Filho será apresentado pelo assistente técnico e perito criminal, Ricardo Molina, juntamente com os assistentes da acusação, por meio de seus advogados habilitados e a Procuradoria de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), em entrevista coletiva.

O crime que vitimou Wilson, aconteceu em 25 de novembro de 2017, em uma casa noturna, em Manaus. Na ocasião, imagens registram o momento em que o delegado Gustavo Sotero desfere tiros de arma de fogo contra o advogado.

“O código (penal) permite que você arrolhe assistente técnico com a finalidade de produzir laudo, e esse laudo é complementar. Já existe um laudo produzido pelos órgãos oficiais e agora nós complementamos, tendo em vista a necessidade de esclarecimento de mais quesitos”, diz a advogada de defesa de Wilson, Catharina Estrela Abracim, enfatizando que o perito Ricardo Molina também fará parte do julgamento de Sotero, que inicia na próxima terça-feira, 29.

Para a advogada, não restam dúvidas sobre a vontade do delegado Gustavo Sotero de matar Wilson Filho. “Foi tudo devidamente apurado, a acusação está muito certa, apurada através de laudos. E não temos nenhuma dúvida da vontade do Sotero de matar e não em se defender. Podemos observar as imagens que ele está em posição de ataque, ele dispara e a vítima tenta se defender”, comenta.

Conhecimento nacionalmente, o perito Ricardo Molina já trabalhou em centenas de casos em processos judiciais e perito em processos cíveis, como perito na defesa do ex-presidente Michel Temer – no caso dos áudios apresentados pelo empresário Joesley Batista – e, em seu caso mais famoso, a perícia do assassinato do então tesoureiro do ex-presidente Fernando Collor de Melo, Paulo Henrique Farias, o “PC Farias”. Segundo a advogada Catharina Estrela, ele é um grande reforço para a defesa de Wilson.

O julgamento

Na terça-feira, 29, a 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus dará início, em Manaus, ao julgamento de Gustavo de Castro Sotero, que é réu no processo nº 0641996-45.2017.8.04.0001, acusado de homicídio contra Wilson Justo Filho. No mesmo processo, o Sotero é acusado de tentativa de homicídio contra Fabíola Rodrigues Pinto de Oliveira (esposa de Wilson), Maurício Carvalho Rocha e Yuri José Paiva Dácio de Souza.

A sessão de julgamento será realizada no plenário principal do Fórum Ministro Henoch Reis e será presidida pelo juiz de Direito Celso Souza de Paula, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus.