Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

PGR pede ao STF inquérito para investigar Janones por suposta ‘rachadinha’

O pedido é referente à denúncia de que o parlamentar praticou o crime de "rachadinha" com assessores.

PGR pede ao STF inquérito para investigar Janones por suposta ‘rachadinha’

(Foto: Reprodução/ Instagram/ André Janones )

Brasília (DF) – A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a abertura de um inquérito ao Supremo Tribunal Federal STF) para investigar o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta prática de “rachadinha”, denunciada pelo site Metrópoles por meio de áudios. Janones foi denunciado ao Conselho de Ética da Câmara.

A subprocuradora Ana Borges Côelho Santos, que assina o pedido, afirma que o deputado precisa esclarecer se houve associação dele com os assessores para cometer crimes contra a administração pública.

A subprocuradora especifica ainda “sistemáticos repasses ao agente político de parte dos recursos públicos destinados ao pagamento das remunerações desses servidores públicos, mediante prévio ajuste, prática popularmente conhecida como ‘rachadinha’” no documento.

De acordo com Santos, a investigação servirá, para desvendar a possibilidade de Janones ter exigido, para si, “vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores, como condição para a sua manutenção nos cargos em comissão em seu gabinete”.

Nesta sexta-feira (1º), alguns deputados afirmaram, nos bastidores, que Janones não tem um grupo político que o possa defender. Pelo contrário, o deputado federal pertence a um partido muio pequeno (Avante) que não tem força suficiente na Câmara. Além disso, segundo as fontes, Janones atraiu para si certa rejeição pelos colegas de bancada ao criticar a atuação dos colegas.

Em um dos áudios denunciados, o parlamentar afirma que vai conversar depois com algumas pessoas que iriam receber um dinheiro a mais no salário.

“Tem algumas pessoas aqui, [com] que eu ainda vou conversar em particular depois… Vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito”, diz o deputado. Segundo o Metrópoles, a conversa gravada ocorreu na sala de reunião do Avante, na Câmara dos Deputados.

LEIA MAIS: 

Janones relembra ‘caso Flávio’ ao rebater Arthur, que critica Lula em post

Vídeo: ‘Não uso chupeta, eu uso é revólver’, diz deputado Fraga ao ameaçar Janones

TSE proíbe Janones de associar Roberto Jefferson à campanha de Bolsonaro