Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cenário

Plínio diz que CPI no Senado vai investigar dados do Inpe para ‘trazer números reais’

O senador não negou que haja desmatamento na Amazônia, mas disse que os números precisam ser investigados.

Plínio diz que CPI no Senado vai investigar dados do Inpe para ‘trazer números reais’

Foto: Reprodução| Portal AM1

MANAUS – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) voltou a colocar em dúvida dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O senador, que é autor da CPI das ONGs, não negou que haja crimes ambientais na Amazônia, mas disse que os números precisam ser investigados, pois não concorda com os que foram divulgados pelo Instituto.

“Há desmatamento, há queimadas? Claro que há, porque na Amazônia não pode nada, e onde não pode nada pode tudo. E a gente vai trazer esses números reais, porque vamos dizer que o Inpe diz a área tal foi queimada, não tem porque a gente não vistoriar essa área”, disse.

De acordo com dados do Inpe, áreas com alerta de desmatamento na Amazônia Legal em junho de 2022 chegaram a 1.120 km². Esse é o maior valor para o mês de junho desde 2016, atingindo um novo recorde.

Leia mais: Após fala de Plínio sobre CPI das ONGs, ambientalista diz que argumentação é ‘genérica’

O senador afirmou que os número podem estar sendo manipulados. Para ele, o governo federal não está sendo “pernicioso para a Amazônia”, mas a “narrativa do presidente Jair Bolsonaro chama a atenção de ambientalistas”.

Na última quarta-feira (06), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, unificou as comissões que tratam da atuação de ONGs na Amazônia e do desmatamento na região. Por decisão da maioria dos líderes partidários, as CPIs só serão instaladas efetivamente após as eleições.

Assista à entrevista completa: