Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Plínio Valério defende direito dos senadores de derrubar ministros do STF: ‘esse dia vai chegar’

O recado foi dado por Plínio, que afirma que o dia de tirar alguns dos ministros do STF, por meio de impeachment, vai chegar

Plínio Valério defende direito dos senadores de derrubar ministros do STF: ‘esse dia vai chegar’

Foto: Waldemir Barreto / Agência Senado

BRASÍLIA, DF – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) usou suas redes sociais para afirmar que “vai chegar o dia em que ministros do STF vão ser impichados”. A fala vem logo depois da aprovação do nome de André Mendonça ser aprovado ao Supremo Tribunal Federal, na manhã desta quinta-feira (2).

Nas redes sociais, Plínio escreveu que essa será uma realização das prerrogativas do povo brasileiro, quando poder exercer o direito de tirar ministros do STF de suas cadeiras.

“Na sabatina de André Mendonça eu aproveitei para dar um recado ao povo brasileiro: confiem no Senado. Vai chegar o dia que nós vamos exercer nosso direito, a nossa prerrogativa constitucional de impichar ministros do STF”, escreveu o senador na postagem.

Outro comentário do senador amazonense a respeito do STF é o de que não faltarão nomes de ministros a serem depostos de seus cargos. “Não vai faltar nome para ser impichado. Esse dia vai chegar”, alerta Valério.

Plínio relatou, ainda, que durante a sabatina de Mendonça, nessa quarta-feira (1º), na Comissão de Constituição e Justiça, no Senado Federal, cobrou para que o futuro ministro atente para as causas amazônicas, que segundo Plínio, não se resumem à apenas a Floresta Amazônica, mas aos 29 milhões de moradores da Amazônia.

Leia mais: Kajuru critica aprovação de Mendonça: ‘office boy de luxo do Bolsonaro no STF’

“Na sabatina, também pedi ao ministro André Mendonça que tenha bom senso no julgamento de causas dos mais fracos e de questões que envolvem os 29 milhões de moradores da Amazônia e são prejudicados por decisões judiciais movidas por ativistas que só pensam na floresta, como se ela não fosse habitada por pessoas”, afirmou Plínio.

Posse

Embora André Mendonça tenha sido sabatinado e aprovado a ocupar a cadeira de ministro, ontem (1º) ainda não há uma data fixada para o dia da posse, mas segundo o presidente do STF, Luiz Fux, a cerimonia será até o fim de 2021.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter