Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

Kajuru critica aprovação de Mendonça: ‘office boy de luxo do Bolsonaro no STF’

Indicado por Bolsonaro, André Mendonça recebeu 18 votos a 9 na CCJ do Senado à vaga ao STF

Kajuru critica aprovação de Mendonça: ‘office boy de luxo do Bolsonaro no STF’

Foto: Reprodução

Brasília, DF – O ex-ministro André Mendonça conseguiu ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para a vaga no Supremo Tribunal Federal, com 18 votos a 9. Para o senador Jorge Kajuru, Mendonça será o “office boy de luxo” do presidente Jair Bolsonaro, uma vez que a indicação partiu do chefe da República.

Durante a sabatina, o senador votou contra a indicação do ex-ministro. Em entrevista ao Uol News, ele afirmou que estava disposto a mudar de posição, caso Mendonça demonstrasse que seria um ministro do STF diferente e “melhor” do que Nunes Marques.

“Mas a ligação com o governo Bolsonaro indica promiscuidade, e não credibilidade. Não posso apoiar e votar um ministro que vai lá ser office boy de luxo do presidente da República”, disparou o senador Kajuru.

Leia mais: André Mendonça é aprovado em sabatina na CCJ; Senado vota ida ao STF

Ainda se acordo com Kajuru, a aprovação de Mendonça é graças ao trabalho de “formiguinha” feito com parlamentares. “Vai vencer no vai porque esse é o governo do ‘toma lá, dá cá'”, disse.

“O líder do governo Fernando Bezerra me contou e não me pediu off. Ele fez uma reunião com o presidente da República às 7h30 de hoje, junto com Eduardo Gomes, líder no Senado, e com o senador Flávio Bolsonaro. A ordem de Jair foi: apoiar totalmente o André Mendonça, ir para a sessão e ficar lá [até a aprovação]”, revelou.

Bolsonaro comemora aprovação

Após a aprovação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Messias Bolsonaro foi às redes sociais comemorar, afirmando que seu compromisso de colocar uma pessoa “terrivelmente evangélico” em um dos postos mais cobiçados no Judiciário.

Embora o presidente tenha se referido à religião de Mendonça, André já afirmou, durante a sabatina, que vai se reger pela Constituição Brasileira, falando inclusive, que o casamento entre pessoas de dois sexos é direito civil constituído. “Na vida, a Bíblia; no Supremo, a Constituição”, declarou.

“O meu compromisso de levar ao Supremo um “terrivelmente evangélico” foi concretizado no dia de hoje.  Foi uma longa espera onde 47 senadores, aos quais agradeço, entenderam ser André Mendonça uma pessoa capacitada para a missão”, escreveu Bolsonaro desejando boa sorte ao novo ministro do STF.

(*) Com informações do Uol

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter