Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Poço artesiano é perfurado para atender 60 famílias castigadas pela seca em Manaus

O poço artesiano foi perfurado na comunidade do Tiú, localizado no bairro Tarumã-Açú, zona Norte de Manaus.

Poço artesiano é perfurado para atender 60 famílias castigadas pela seca em Manaus

Poço artesiano (Foto: Márcio Melo / Seminf)

Manaus (AM) – Nessa quinta-feira (19), um poço artesiano de 100 metros foi perfurado na comunidade do Tiú, localizado no bairro Tarumã-Açú, zona Norte de Manaus, para atender 60 famílias castigadas pela vazante do rio Negro na capital amazonense.

A obra, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), acompanha as ações da operação “Estiagem”, na zona rural. O poço é implantado no perímetro da única escola da comunidade.

“A determinação do prefeito David Almeida é de atendermos essas áreas mais castigadas pela vazante, por meio de mantimentos, garrafões de água e agora com a perfuração dos poços artesianos. Essa ação irá beneficiar 30 comunidades e será um trabalho permanente para os moradores, independente da seca ou não”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.

A diretora da escola municipal Luciana Mendes, de 43 anos, relata que esse serviço é o fim dos sufocos que os alunos passavam por ter que regrar água.

“A história da nossa comunidade tem o antes e o depois da gestão do prefeito David Almeida. Antes era de total abandono, e hoje somos vistos. Estamos muito gratos por esse poço, vai trazer um serviço essencial que é a água potável aos alunos e para a comunidade, sem ter que regrar como era antes”, diz a diretora.

A Prefeitura de Manaus atua em 30 comunidades das zonas rurais que recebem os poços artesianos de pelo menos 150 metros para fornecer água potável às comunidades, nesse período da vazante.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Vídeo: mulher morre ao cair em poço de elevador; corpo é encontrado dias depois

AM consegue mais R$ 650 milhões para enfrentamento da pior seca

Seca de 2023 é a maior da história no AM e ‘não há o que comemorar’