Manaus, 1 de maio de 2024
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Cenário

Políticos esquecem os problemas de Manaus para compartilhar besteirol nas redes sociais

Personalidades políticas acabam esquecendo o compromisso com a população e utilizam as redes sociais como meio para divulgar ‘besteiras’

Políticos esquecem os problemas de Manaus para compartilhar besteirol nas redes sociais

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Alguns políticos do Amazonas resolveram usar as redes sociais como plataformas de entretenimento, mesmo em pleno exercício de seus mandatos. Fofocas, memes, gírias, entre outros, são alguns dos compartilhamentos de políticos do Amazonas que tiram parte do seu tempo para publicar o popular besteirol, que mistura as ações e distraem os seguidores. Ou seja, o que poderia ser usado como ferramenta de divulgação de trabalho, também é utilizado para propagação de informações que não necessariamente são de interesse público.

No lugar de compartilharem ações solidárias, projetos para melhorar a cidade ou até mesmo conquistas relacionadas ao cargo público, personalidades políticas acabam esquecendo o compromisso com a população e utilizam as redes sociais oficiais para outros fins.

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Por dentro das fofocas

O vereador Capitão Carpê (Republicanos) compartilhou, nas redes sociais, um vídeo da fala da viúva do MC Kevin, Deolane Bezerra. No vídeo, ela comenta algumas questões, como por exemplo,  os amigos que influenciam os homens casados a sair com outras mulheres.

A viúva ainda afirmou que a morte do funkeiro ocorreu por conta das amizades do cantor. Na publicação, o vereador não deixa a opinião explícita, mas pede para que os seguidores comentem  o episódio.

Foto: Reprodução / Facebook

O funkeiro morreu no último domingo (16) após cair da sacada de um hotel no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele estava acompanhado de um amigo e de uma modelo. De acordo com informações policiais, o cantor de 23 anos estava tendo relações sexuais quando decidiu pular da sacada para tentar não ser flagrado pela esposa. O assunto bombou nas redes sociais do vereador.

Para descontrair?

Após a veiculação do vídeo da viúva de MC Kevin, as redes sociais se tornaram um debate em que homem casado não pode andar com homem solteiro. Esse questionamento foi um dos temas mais comentados durante a semana pelos internautas que seguem o vereador. Como já tinha compartilhado o vídeo sem expressar a opinião, Capitão Carpê voltou a protagonizar sobre a temática em questão. Porém, desta vez, o vereador deixou uma piada para os seguidores.

Foto: Reprodução / Facebook

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Ele compartilhou um vídeo de um casal caminhando pela avenida Sete de Setembro, zona Sul de Manaus. Nas imagens, a mulher segura um cinturão enquanto arrasta o homem com ela. “Fiquei na dúvida se era esposa ou mãe!”, escreveu o vereador.

Boy from Manaus

O vereador William Alemão (Cidadania) entrou na onda e reproduziu o meme da cantora Anitta. Feito para divulgar a nova música, a funkeira posou em frente a um ônibus e estampou o nome da música no letreiro do transporte: ‘Girl from Rio’. A mistura de ação com diversão ganhou muitas curtidas.

A foto foi reproduzida por internautas de diversas formas e até utilizada por empresas para campanhas publicitárias. Pegando o gancho da nova moda da internet, William Alemão usou o jeito diferente de compartilhar o conteúdo e deu uma de Anitta em frente ao ônibus.

Foto: Reprodução / Instagram

Mesmo sendo um jeito diferente de um político compartilhar os “feitos” nas redes sociais, a foto rendeu muitos elogios e, é claro, risadas. Alemão estava divulgando uma live para tratar sobre o transporte público em Manaus e o marketing da Anitta o ajudou nessa questão. Enquanto isso, os passageiros sofrem nos ônibus lotados.

Fenômeno do TikTok

No entanto, alguns compartilhamentos podem causar comentários negativos, como foi o caso da dancinha no gabinete da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

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Mais uma vez, o vereador tentou se aproximar do público fazendo as modas da internet. Porém, a dança do TikTok não foi vista com bons olhos pela população.

Vídeo besteirol

Em publicação nas redes sociais, o deputado federal Alberto Neto  compartilhou com os seguidores um vídeo de um homem ‘ensinando’ como entregar os documentos para um policial durante uma abordagem.

O vídeo divide  a tela entre o homem e um policial. Enquanto o homem ‘ensina’ como reagir a uma abordagem, o policial dá risadas, até que o indivíduo acaba “indo para o céu”. Útil?

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Ao compartilhar a imagem, o deputado brincou e escreveu: “só que não”.

Trava na beleza

O momento não foi compartilhado nas redes sociais, mas rendeu muitos memes na internet. O ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, abusou de gírias da web para falar sobre os “feitos” realizados durante o mandato como prefeito.

Na ocasião, Arthur usou a gíria ‘trava na beleza’ e ainda posou para a imprensa local. “Na nossa gestão, Manaus deu um grande ‘up’. Manaus está ‘travando na beleza’”, disse.

Marketing ou diversão?

O cientista político Ademir Ramos explica que esse compartilhamento está dentro do marketing político. De acordo com ele, existem parlamentares que utilizam o marketing positivo e outros que empregam o negativo.

O marketing positivo pode e é aplicado quando os políticos compartilham os projetos nas redes sociais e utilizam esses meios para divulgar as ações feitas por eles. “Aqueles que vinculam o trabalho e a prática com a questão da responsabilidade social”, explicou o cientista.

Já os políticos que fazem o uso do marketing negativo são os que usam as redes sociais como entretenimento ou para atacar a oposição, mesmo sendo personalidades políticas.

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“Políticos que semeiam ódio, semeiam a discórdia. Esses se firmam de forma negativa, mas, de qualquer maneira, sustentam um determinado público que gosta de acompanhá-los”, comentou.

O cientista ainda destacou que as redes sociais são uma plataforma em que o político pode firmar a imagem. “É uma plataforma em que o político pode se firmar como ator, como sujeito, pela identidade, pelo valor e pela importância na política”, contou.

Ele ressaltou que esse comportamento é julgado pela sociedade, que decide, nas urnas, quem melhor deve representar a população. “O povo que tem que avaliar. Há eleitores que gostam de sangue, querem briga. Tem outros que querem resultados, projetos políticos, propostas e soluções imediatas”, disse.