Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Pré-candidatos à Prefeitura de Manaus registraram aumento expressivo de votos nas últimas eleições

Entre os três políticos, o que mais teve aumento de votos é o atual prefeito de Manaus, David Almeida, que vai tentar se reeleger nas eleições municipais de 2024

Pré-candidatos à Prefeitura de Manaus registraram aumento expressivo de votos nas últimas eleições

(Foto: Câmara/Semcom/Aleam)

Manaus (AM) – Três dos pretensos pré-candidatos ao cargo majoritário nas eleições do próximo ano têm históricos de votações expressivas nas suas trajetórias políticas no estado e na capital amazonense.

As movimentações no tabuleiro político já iniciaram há um tempo e nas últimas semanas se intensificaram após o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União Brasil), mostrar a clara pretensão de disputar a vaga de prefeito de Manaus.

Os outros pretensos pré-candidatos são o próprio David Almeida (Avante), que naturalmente é o virtual candidato à reeleição e o atual deputado federal Amom Mandel (Cidadania), que tem ganhado destaque em recentes pesquisas eleitorais como um dos nomes que poderá disputar um eventual segundo turno.

De olho nesse cenário, a reportagem do Portal AM1 fez um levantamento para mostrar ao leitor como foram as votações desses possíveis candidatos nas últimas eleições e constatou que o número de votos apresentou uma evolução de mais de 600% entre as eleições.

As informações foram consultadas no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas, o ‘Divulgacand’, nos dias 6 e 7 de novembro.

O mais antigo na carreira política é o atual chefe do Executivo, que se elegeu pela primeira vez em 2006 como deputado estadual.

Depois vem Roberto Cidade, que chegou a ocupar uma cadeira de vereador e alcançou uma vaga de deputado estadual em 2018, se reelegendo no ano passado e, por último, Amom, que iniciou sua trajetória na política em 2020.

David

Entre os três políticos, o que mais teve aumento de votos é o atual prefeito de Manaus, David Almeida. A evolução de votos do atual prefeito de Manaus desde a sua primeira eleição aumentou em 6069,51%.

David foi deputado estadual por três mandatos consecutivos: 2007 a 2010, 2011 a 2014 e 2015 a 2018.

Nesse último período, no ano de 2017, Almeida assumiu o governo estadual por sete meses, após José Melo e Henrique Oliveira terem sido cassados.

O atual prefeito assumiu o comando do estado, porque era, na época, o presidente da Aleam.

No ano de 2018, David se candidatou ao cargo de governador, mas não foi eleito. A eleição foi vencida pelo governador Wilson Lima (União Brasil), que participava naquele ano de uma disputa eleitoral pela primeira vez .

Em 2006, o político recebeu 7.569 votos se elegendo como deputado estadual, sendo a sua primeira vitória nas urnas. No ano de 2010, ele conseguiu se reeleger pelo PMN com 24.479 votos, um aumento de 16.910 votos, representando 223,41%.

Nas eleições de 2014, Almeida garantiu seu terceiro mandato na Casa Legislativa pelo PSB com 24.189 votos, 290 (1,18%) a menos que em 2010.

Na comparação entre a última disputa para o cargo proporcional e a última eleição para o cargo majoritário (2020), David teve um aumento de 1830,51%. Ele foi eleito prefeito com 466.970 votos, 442.781 votos a mais do que quando venceu a última eleição para deputado estadual.

Já na comparação entre a eleição de 2018, quando ele disputou o cargo de governador e não foi eleito para a de 2020, o aumento foi de apenas 10,66%. Em 2018 ele obteve 417.203 votos.

Amom

Amom Mandel, por sua vez, é o que possui menos tempo de vida pública, pouco mais de dois anos e, também, é o político com menos idade dos três pretensos pré-candidatos.

O deputado federal de primeiro mandato foi eleito pela primeira em 2020 para o cargo de vereador, quando obteve 7.537 (0,76%) votos. Na época, Mandel tinha 19 anos.

Mandel disse que se candidatou ao cargo por sentir falta de representatividade da juventude na cidade, tanto que juventude, tecnologia, empreendedorismo, educação e saúde eram as pautas principais do jovem enquanto esteve na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O político foi o quarto deputado mais votado em 2020.

Já nas eleições de 2022, com 21 anos, o político estreante disputou uma das oito vagas do Amazonas na Câmara dos Deputados, sendo eleito com 288.555 votos, um aumento de exatamente 281.018 votos ou 3728,51%.

Uma curiosidade da campanha do deputado é que ele tinha apenas um segundo de horário eleitoral na TV e rádio e usava o tempo para falar a frase “beba água”.

O aumento de votos de Mandel de uma eleição para a outra foi 38 vezes mais, ou seja, ele recebeu 38 vezes mais o número de votos que havia recebido em sua primeira disputa e tudo isso em apenas dois anos.

Cidade

Roberto Cidade ganhou o primeiro cargo na vida política em 2018, quando assumiu a vaga de Felipe Souza na CMM, que por sua vez, assumiu uma cadeira na Câmara Federal. Na eleição de 2016, Cidade obteve 6.285 votos pelo PTN.

O político permaneceu na Câmara até ser empossado como deputado estadual, após conquistar uma das 24 cadeiras na Assembleia na eleição de 2018. Roberto estreava naquele ano uma eleição para o cargo e mostrou força, ficando como o terceiro mais votado do pleito, com um total de 33.239 votos.

O deputado possui perfil conciliador e conquistou a confiança da maioria dos deputados do Parlamento Estadual, tanto que conseguiu a presidência da Casa ainda no seu primeiro mandato, repetindo o feito no segundo mandato, sendo aclamado para ocupar a posição depois de ganhar o apoio de todos os seus colegas.

Em 2022, Roberto alcançou uma marca histórica no estado, alcançando a maior votação de um político para a vaga na Casa Legislativa Estadual. No ranking do país, o atual comandante da Aleam ficou como o quarto deputado estadual mais bem votado.

No pleito, o parlamentar recebeu 105.510 votos, ou 5,35%, um total de 72.271 votos a mais que em 2018, um percentual de crescimento de 217,43% de uma eleição para outra.

Cidade conseguiu nessa disputa votos em todos os municípios do Amazonas e foi, ainda, o deputado que mais recebeu votos do eleitor de Manaus, um total de 40.197.

Novo cenário

Para o professor, pesquisador e analista político Afrânio Soares, a entrada de Roberto na disputa fez com que surgisse um novo cenário, uma vez que o pleito estava dividido ou mais polarizado apenas entre David e Amom.

Em entrevista ao AM1 na semana passada, o especialista disse que vê o presidente da Aleam com um poder de articulação muito grande e que a possível entrada do político na corrida pela cadeira de prefeito mostra força política e pode mudar o rumo da eleição de 2024.

“Ele tem a máquina da Assembleia na mão, do Governo (Estado) e, pelo visto, até o momento, a máquina da Câmara Municipal também. Então, pode apostar que ele fará um barulho grande nessa disputa”, destacou.

LEIA MAIS: