Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cenário

David diz que vai pôr pressão para que vereadores aprovem empréstimo

O prefeito de Manaus enfatizou que o empréstimo rejeitado pelos parlamentares seria destinado para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano.

David diz que vai pôr pressão para que vereadores aprovem empréstimo

David Almeida (Foto: Divulgação/Semcome CMM)

Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), disse, nesta sexta-feira (9), que intensificará as “pressões” sobre os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) que votaram contra a autorização para um empréstimo proposto pela prefeitura.

A declaração foi no momento em que David falava sobre os investimentos que estão sendo feitos em Manaus, na entrega de equipamentos a 69 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), na manhã de hoje, no Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul da capital amazonense.

“Todo evento meu, eu vou botar pressão. Diálogo não funciona com essa gente [vereadores]. Vocês sabiam que 20 vereadores de Manaus votaram contra vocês?”, questionou David Almeida.

David enfatizou que o empréstimo rejeitado pelos parlamentares seria destinado para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano.

Ao rejeitar a autorização, os vereadores estariam, na visão do chefe do Executivo, dizendo “não” ao desenvolvimento e à melhoria da infraestrutura urbana da cidade.

Em outro momento do discurso, o prefeito enfatizou e pediu para que povo “pressionasse” também os parlamentares, já que de acordo com ele: “político só funciona na pressão”.

Empréstimo

Na última quarta-feira (8), 20 parlamentares negaram o pedido para autorizar a Prefeitura de Manaus a emprestar, do Banco do Brasil, o valor de R$ 600 milhões; um dos motivos alegados por eles é a falta de transparência na solicitação. Além disso, os vereadores contrários alegaram preocupações com o endividamento do município.

No entanto, durante coletiva de hoje, ao ser questionado pelo Portal AM1 se, de fato, houve a ausência de transparência, o prefeito David Almeida disse que não tinha sido esse o real motivo da negação, mas não apontou o que seria.

“Não foi isso. Te asseguro que não foi isso. Vou chamar a Câmara, vou conversar e vou reenviar a matéria para lá”, respondeu David Almeida.

Ainda na resposta, David disse que deve reenviar o pedido na próxima semana, entre segunda-feira (12) e terça-feira (13). Indagado sobre uma segunda possível rejeição, David disse: “Aí a população vai lá fazer o que tem que ser feito”.

O embate entre o Executivo e o Legislativo local promete se intensificar nas próximas semanas, à medida que a administração municipal busca alternativas para viabilizar os projetos prejudicados pela rejeição do empréstimo.

LEIA MAIS: