Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Prefeito de Tonantins é o mais rejeitado e reeleição está ameaçada

Uma pesquisa eleitoral realizada no município mostrou que Francisco Sales possui 41,5% de rejeição. A reeleição dele está ameaçada pelo ex-prefeito Zebra, que saiu na frente com 38,9% de intenção de votos.

Prefeito de Tonantins é o mais rejeitado e reeleição está ameaçada

(Fotos: Reprodução/ Redes sociais)

Tonantins (AM) – O prefeito de Tonantins, Francisco Sales (Republicanos), é o mais rejeitado entre os candidatos à cadeira da Prefeitura, revelou uma pesquisa eleitoral realizada no último dia 19 de julho no município. Tonantins, distante a 861 quilômetros de Manaus, pode trazer de volta ao cargo majoritário, o ex-prefeito Simeão Garcia, conhecido como Zebra.

O atual gestor Sales (Republicanos) tenta a reeleição, mas possui 41,5% de potencial de rejeição, enquanto seu oponente, Zebra, aparece apenas com 5% de acordo com a pesquisa. Além deles, a vice-prefeita de Sales, Suelen Lofiego (PSC), é a segunda colocada com maior rejeição com 30,5%.

Rejeição (Foto: Divulgação/Perspectiva Mercado e Opinião)

A pesquisa foi realizada com 200 eleitores de Tonantins e a margem de erro é de 6,9%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,0%.

Já na espontânea, 71% da população respondeu que não sabe quem escolher para a gestão municipal – o que representa uma estimativa de 5.754 votos (o município possui de 10.552 eleitores aptos a votar nas próximas eleições).

Espontânea (Foto: Divulgação/Perspectiva Mercado e Opinião)

No entanto, quando foram apresentados os nomes ao novo pleito, os eleitores não mediram esforços e escolheram, em peso, o ex-prefeito Zebra, com 32,8% de intenções. Ele comandou Tonantins no período de 2013 a 2016. O segundo lugar ficou com Sales (19%) e a terceira e quarta posições ficaram para o ex-prefeito Curica e a atual vice-prefeita Suelen, 6,5% e 3%, respectivamente.

Estimulada 1ª e 2ª opção (Foto: Divulgação/Perspectiva Mercado e Opinião)

 

Nepotismo e outras infrações

Assim que assumiu o cargo de prefeito, Sales nomeou a sua filha para um cargo de confiança na Prefeitura de Tonantins. Segundo denúncia do Ministério Público do Amazonas (MPE-AM), em março de 2021, um inquérito civil foi aberto para apurar o caso, no qual a filha do prefeito, Karina de Souza Oliveira, foi nomeada pelo pai ao cargo de secretária, em comissão de confiança.

Na época, o órgão municipal foi notificado e confirmou a nomeação. Com isso, o MP questionou qual era o grau de conhecimento desta para exercer tal posto e recebeu a resposta de que ela teria apenas o ensino médio completo.

Dessa forma, o órgão de controle pediu a imediata exoneração da filha do prefeito, pois o promotor de Justiça substituto da Promotoria de Santo Antônio Içá, Daniel Rocha, reforçou que, mesmo nos cargos políticos de nomeação, é necessária uma qualificação técnica para o exercício das funções inerentes ao cargo.

Mas essa não foi a primeira vez que a filha do prefeito esteve envolvida em polêmicas. Na véspera das eleições de 2020, pleito que tornou Francisco Sales eleito, Karina foi presa por descumprir a Lei Seca e suspeita de compra de votos para o pai.

Ela teve o auto de prisão lavrado; pagou fiança de R$ 3 mil e foi liberada, porém, segundo o MP, ela iria ser investigada por suspeita de compra de votos.

Ainda em  2021, a Prefeitura de Tonantins foi investigada pelo Ministério Público Federal, por possíveis irregularidades na substituição de agentes comunitários de saúde do município na gestão do prefeito Francisco Sales de Oliveira (Republicanos).

Segundo a denúncia, os agentes comunitários de saúde foram substituídos “sem que houvesse atualização cadastral (CNEs) ou concurso público e recebimento de incentivo financeiro pelos novos agentes comunitários sem o respectivo labor”.

As apurações estavam sendo realizadas a partir do Procedimento Preparatório nº 1.13.001.000048/2021-37, autuado pela Procuradoria da República de Tabatinga. As denúncias chegaram ao órgão por meio de representação de ex-agente comunitária de saúde, que apontou as possíveis irregularidades praticadas pela Prefeitura de Tonantins.

 

LEIA MAIS: