Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cenário

‘Processo irreversível’, afirma Menezes sobre redução de incentivos à Zona Franca

Diversos setores da indústria já demonstram preocupação e o clima é de insegurança jurídica

‘Processo irreversível’, afirma Menezes sobre redução de incentivos à Zona Franca

(Foto: Reprodução)

MANAUS – Após novo decreto federal zerar os incentivos ao setor de concentrados da Zona Franca de Manaus (ZFM), o pré-candidato ao Senado e bolsonarista, Alfredo Menezes, (PL) defendeu as medidas do presidente Jair Bolsonaro que, segundo ele, pretendem “desenvolver novos vetores econômicos” e disse que esse é um “processo irreversível”.

“O governo federal está buscando equilíbrio e será assim doravante. Esse processo é irreversível, mesmo reconhecendo o pleno direito e até o dever do nosso governador de tentar implementar as medidas que ele julga necessárias, mesmo as de caráter meramente protelatório”, escreveu em coluna ao site Foco no Fato.

Leia mais: Wilson Lima diz que Bolsonaro está mal assessorado e Paulo Guedes quer acabar com os incentivos do PIM

O ex-superintendente da Suframa falou sobre seu encontro com o presidente na última quarta-feira (27) e também afirmou “o processo de redução da carga tributária no Brasil e o incentivo à indústria nacional é um objetivo definitivo.”

O novo decreto reduz a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para outros estados e tira de Manaus o crédito presumido de IPI equivalente à alíquota do imposto, assim, fica menos interessante para as empresas se instalarem na região. Diversos setores da indústria já demonstram preocupação e o clima é de insegurança jurídica.

Leia o texto na íntegra aqui