Manaus, 28 de junho de 2024
×
Manaus, 28 de junho de 2024

Cenário

PSoL reprova PT por invalidar apoio à Anne Moura para escolher Marcelo Ramos

A presidente municipal do PSoL, Natália Demes, diz que não espera que homens compreendam a importância de mulheres na política amazonense.

PSoL reprova PT por invalidar apoio à Anne Moura para escolher Marcelo Ramos

Natalia Demes (Foto: Reprodução/Instagram/Natalia Demes), Marcelo Ramos (Foto: Reprodução/Facebook) e Anne Moura (Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – Marcelo Ramos (PT) sonha em conquistar o apoio da federação Rede-PSoL para disputar a Prefeitura de Manaus. Mas, se depender de Natália Demes, não haverá parceria nesta eleição. A presidente municipal do Partido Socialismo e Liberdade não aprovou como a pré-candidatura do rival foi imposta pelo PT em Manaus.

Natalia avalia que, apesar do histórico político, Marcelo Ramos chegou a um contexto muito difícil para as mulheres que buscam representatividade dos espaços de poder.

Para ela, houve uma imposição conjuntural contra a secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura (PT), que já anunciava, desde o ano passado, ser pré-candidata a prefeita de Manaus.

“Houve uma imposição conjuntural de retirada da pré-candidatura de uma mulher para alguém [um homem] que foi recém-finado ser escolhido. Às vezes, nem espero que homens consigam compreender a importância da representatividade de mulheres nesses espaços de poder”, disparou, nessa segunda-feira (13), a pré-candidata do PSoL a prefeita de Manaus.

Sem apoio

Anne Moura vinha se apresentado como pré-candidata a prefeita desde o ano passado. Porém, em abril, se filiou ao PT e anunciou a pré-candidatura a chefe do Executivo Municipal.

Anne chegou a expor, em suas redes sociais e na imprensa local, ter sido vítima de violência política de gênero por homens do PT contrários a sua pré-candidatura.

Embora tenha tentado resistir, Anne Moura foi retirada do jogo político pelo próprio presidente Lula (PT), que a chamou, junto a Marcelo, para uma reunião em Brasília, no mês passado, onde a paz entre os dois foi selada.

Após abdicar da disputa pela prefeitura, Anne deve brigar por uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A chegada de Marcelo ao PT e o anúncio da disputa pela Prefeitura de Manaus pegou a todos de surpresa, inclusive, os filiados ao PT e aos demais partidos de esquerda.

O que intriga a todos é que Marcelo, depois que perdeu as eleições de 2022 [quando disputou a reeleição para deputado federal], havia anunciado, em março do ano passado, que deixaria a política de lado para atuar na iniciativa privada e se dedicar à família.

Rejeição

Pesquisa divulgada pelo Instituto Direto ao Ponto, este mês, aponta que o pré-candidato apoiado pelo presidente Lula (PT) aparece como o mais rejeitado pelos eleitores. 50,0% dos entrevistados na capital amazonense “não votariam de jeito nenhum” em Marcelo Ramos.

Esta é a segunda vez que Marcelo disputará a Prefeitura de Manaus. Em 2026 ele chegou a ir para o segundo turno, mas acabou perdendo a eleição para Arthur Neto, reeleito com 581.777 votos, correspondendo a 55,96% dos votos válidos; contra 457.809 de Marcelo Ramos (PR) — 44,04%.

 

LEIA MAIS: