Puxadinho da prefeitura: CMM cancela sessão para homenagear secretário de David Almeida

Renato Júnior, da Semacc, é um dos secretários de confiança do prefeito, que conta com apoio da maioria dos vereadores
Publicado em 01/12/2021 15:24
Foto: ROBERVALDO ROCHA/ CMM

MANAUS, AM – Às vésperas de encerrar o ano legislativo, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) preferiu cancelar a sessão plenária desta quarta-feira (1), em que temas mais importantes para a população poderiam ser debatidos, a fim de homenagear o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Renato Júnior; duas horas de aplausos para o gestor foram concedidas, com direito à transmissão pelas redes oficiais da Casa.

Curiosamente, em setembro deste ano, ele faltou a uma audiência pública com representantes de feiras municipais na CMM, sob alegação de licença médica. No entanto, o Portal Amazonas1 identificou que, na verdade, o secretário deu prioridade para outras agendas na data.

Leia mais: Renato Júnior falta a evento com feirantes alegando doença, mas aparece em outro local na rede social

Renato Júnior é apontado como um dos secretários de confiança do prefeito David Almeida (Avante) – que conta com o apoio da maioria dos vereadores que deveriam fiscalizar o poder público – e a concessão da Medalha de Ouro Guilherme Moreira só demonstra que a Câmara Municipal virou um “puxadinho” da Prefeitura de Manaus.

“É um escárnio suspender uma sessão plenária para realizar uma sessão de homenagem. Temos tantos assuntos importantes para discutir como a questão da variante Ômicron e o Réveillon de Manaus, onde várias capitais já cancelaram devido aos riscos. Eu acho que, para a CMM virar a PMM, só precisa mudar a placa e uma letra. Isso iria oficializar o que praticamente já é!”, criticou o vereador Rodrigo Guedes (PSC).

Dos cinco dias da semana, os vereadores têm apenas três dias de sessões plenárias: de segunda a quarta-feira. Às quintas e sextas-feiras, os parlamentares se reúnem nas comissões técnicas, em grupos de trabalho específicos, voltados para áreas de interesse da sociedade, como educação, saúde, finanças, defesa do consumidor, meio ambiente, turismo e outras.

“Na terça (30), a sessão foi encerrada e ainda havia dois blocos para falar, por exemplo, o meu. Não pude me pronunciar, quando chegou a minha vez, o presidente encerrou a sessão. Agora, os vereadores só têm três sessões na semana e ainda cancelam uma para fazer homenagem. Por qual razão não faz na quinta?”, questionou Guedes.

“É bom lembrar que a nossa função é fiscalizar, mas nada impede que alguém receba uma honraria porque está dentro do regimento”, completou o vereador de oposição.

A homenagem ao atual titular da Semacc, Renato Júnior, foi promulgada pelo vereador Eduardo Alfaia (PMN), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da CMM, com a justificativa do “excelente trabalho prestado à sociedade manauara”.

Renato Júnior recebe a honraria na CMM enquanto diversas feiras municipais na capital padecem com estruturas totalmente precárias, abandonadas, sem energia elétrica, sem limpeza há anos, empoeiradas, sem segurança, entre outras coisas, conforme denúncias já recebidas pelo Portal Amazonas1.

Leia mais: População reclama de lixo, sujeira e risco sanitário nas feiras sob gestão da Semacc

Uma das feiras abandonas é a da Manaus Moderna, localizada no Centro. Segundo os feirantes, o secretário Renato Júnior já chegou a ir ao local a fim de ouvir as solicitações; porém, não retornou ao local.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Compartilhar:
Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

+ NOTÍCIAS