Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cenário

Rio Negro desceu 40 centímetros, segundo Serviço Geológico

Já na estação de Tabatinga, o rio Solimões está em processo de subida, com média diária de elevação de 25 centímetros.

Rio Negro desceu 40 centímetros, segundo Serviço Geológico

(Foto: Carlos Oliveira e Márcio Melo / Seminf)

Manaus (AM) – O rio Negro voltou a registrar queda no nível segundo o Boletim de Monitoramento Hidrológico divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Conforme o boletim divulgado nessa terça-feira (24), o rio desceu 40 centímetros em relação à medição apresentada no boletim anterior, divulgado na quinta-feira (19), e atingiu a cota de 12,89 metros — média diária de 10 centímetros.

Em Manacapuru, o rio Solimões também registrou vazante de 3,25 metros. A cota é 36 centímetros a menos da observada na quinta, com média diária de 7 centímetros.

Na medição do rio Amazonas, em Itacoatiara, o nível desceu 36 centímetros entre quinta e terça, e alcançou a marca histórica de 54 centímetros.

Já na estação de Tabatinga, o rio Solimões está em processo de subida, com média diária de elevação de 25 centímetros. A cota atual é de 1,04 metro. Segundo o SGB, as projeções mostram que a elevação em Tabatinga influenciará nas estações de Manacapuru e Manaus nas próximas semanas.

Em meio à estiagem severa provocada pela fraca intensidade das chuvas na região e pelo fenômeno El Niño, o fenômeno já impacta o transporte de cargas pesadas feitas pelos rios da Amazônia.

Nesta quarta-feira (25), o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Tecnologia (Sedecti), Serafim Corrêa comemorou a chegada da embarcação Luiz Felipe II, com 180 contêineres vindo do porto de Vila do Conde, em Portugal.

“A roda da economia continua girando. Hoje chegou mais um comboio, o Luiz Felipe II, com 180 contêineres vindo do porto de Vila do Conde”, diz o post do secretário.

LEIA MAIS: