Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Rodrigo Guedes vai pedir exoneração dos gestores que permitiram a fraude do Residencial Manauara

Para o parlamentar, houve facilitação por parte deles para que a fraude na lista de 'contemplados' acontecesse

Rodrigo Guedes vai pedir exoneração dos gestores que permitiram a fraude do Residencial Manauara

Foto divulgação

MANAUS, AM- O vereador Rodrigo Guedes (PSC) afirmou que vai apresentar um requerimento, nesta segunda-feira (23), pedindo a exoneração dos gestores envolvidos no escândalo dos apartamentos da Prefeitura de Manaus. Para o parlamentar, houve facilitação por parte deles para que a fraude na lista de “contemplados” acontecesse.

“Requeiro ao prefeito de Manaus, David Almeida, que exonere os gestores do escândalo dos apartamentos da Prefeitura. Exonerar só os beneficiados, é fácil. E quem permitiu que isso acontecesse? Ou está protegendo ou admitindo incompetência de que qualquer um pode fraudar o sistema!”, questionou Guedes nas redes sociais, neste domingo (22).

O parlamentar foi um dos únicos da Câmara Municipal de Manaus (CMM) a reagir à denúncia envolvendo o “sorteio” de imóveis populares entregues nesta semana e que beneficiou pessoas próximas ao prefeito, empregadas em secretarias da gestão, além de empresários com patrimônio de pelo menos R$ 100 mil.

O escândalo repercutiu até no Jornal Nacional, na edição de sexta-feira (21), e rendeu uma reportagem de 3 minutos.

Leia mais: Amom e Guedes comentam reportagem do JN sobre denúncias contra David Almeida

Com a repercussão negativa, David Almeida tentou amenizar o caso e determinou a reavaliação dos “contemplados” no sorteio de moradias no residencial Cidadão Manauara 2 e decidiu exonerar os servidores comissionados contemplados fora da faixa de renda.

Curiosamente, entre os 500 ganhadores no programa social, estão, pelo menos, três parentes de Fernanda Aryel Almeida, filha do prefeito. Na lista, aparecem os nomes de Suellen Fernandes Rodrigues, Surreila Fernandes Rodrigues e Dayane Sabrina Rodrigues de Oliveira, apontadas como tias e prima de Fernanda, respectivamente.

O trio, aliás, está na folha de pagamento do Executivo Municipal com salários que superam a renda exigida para participar da seleção do residencial. Duas delas, estão locadas na Casa Civil e uma na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasc).

Leia mais: Tias e prima da filha de David ‘ganham’ emprego e apartamento da prefeitura

“Insinuar que a culpa foi só dos beneficiados, que “por acaso” alguns eram seus parentes por afinidade, é brincar com a inteligência da população! Ninguém é ingênuo. Muita coincidência, não?! Milhares de pessoas sonhando c/a casa própria e denúncias assim destroem a sua esperança”, disparou o vereador na postagem.

Em outro trecho da publicação, Rodrigo Guedes lembrou o caso de “fura-fila” da vacinação contra a covid-19, na capital no início do ano – outro escândalo na gestão de David Almeida. Entre os imunizados que não faziam parte da prioridade e mesmo assim receberam a vacina estavam filhos de empresários e políticos, além de secretários municipais.

“O prefeito precisa dar o exemplo e proteger a credibilidade da administração. Não o fez no caso das vacinas e enfrentou um pedido de prisão. Vou repetir o que disse em janeiro: proteja a administração, prefeito, ela pertence a todos, não é propriedade do mandatário do momento.”

Ainda na avaliação do parlamentar, não exonerar os gestores envolvidos na irregularidade das moradias cria a hipótese de que partiu do próprio prefeito “a ordem de beneficiar esses servidores, incluindo seus parentes por afinidade”.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais:Facebook, Instagram e Twitter