Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cenário

Rodrigo Pacheco é eleito novo presidente do Senado Federal

O parlamentar recebeu 57 votos de senadores e comandará a Casa pelos próximos dois anos

Rodrigo Pacheco é eleito novo presidente do Senado Federal

Com 57 votos dos senadores, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito nesta segunda-feira (1), o presidente do Senado Federal para o biênio de 2021 e 2022. Sua principal adversária, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) obteve 21 votos.

A candidatura de Pacheco contou com o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e do agora ex-presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que também atuou como cabo eleitoral do colega de partido.

Dos 81 parlamentares que o plenário do Senado, apenas 78 votaram nesta segunda-feira. Três senadores não votaram. Desse total, 65 votaram em plenário e 13 optaram por urnas nas entradas do Congresso e Salão Azul para evitar a aglomeração.

Mais cedo, os senadores do Amazonas Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB), declararam ao Portal AM1 que votariam no candidato.

Leia mais: Maioria dos parlamentares do AM votará para presidente da Câmara e Senado pela sobrevivência em 2022

O senador do Democratas superou Tebet, que foi a única candidata que permaneceu na disputa pela presidência do Senado até o fim. Já outros três senadores desistiram da candidatura na última hora.

A votação durou pouco mais de 1h para ser concluída e o resultado saiu antes das 19h. Com a maioria dos votos, Pacheco será o presidente do Senado, e do Congresso Nacional, pelos próximos dois anos.

À frente da Casa, ele deve conduzir a eleição do restante da Mesa Diretora, marcada para esta terça-feira (2). Serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e suplentes.