Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cidades

Secretária municipal espera retomar aplicação da primeira dose em 15 dias

A equipe de técnicos da secretaria informou que aguarda o recebimento de cerca de 12 mil doses de vacina para a capital

Secretária municipal espera retomar aplicação da primeira dose em 15 dias

Foto: Divulgação

MANAUS,AM – A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, afirmou que estima a suspensão entre 10 dias a 15 dias da aplicação das doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 para as pessoas que estão cadastradas no “Imuniza Manaus”, incluindo os grupos prioritários, como idosos e pessoas com comorbidades. A suspensão da primeira dose começou a valer nesta quarta-feira, após o ministério da Saúde afirmar que por atraso na entrega as autoridades deveriam estocar os imunizantes.

A secretária informou que a pausa na vacinação é para resguardar a aplicação da segunda dose na capital. Durante coletiva de imprensa Shádia disse que a Prefeitura conseguiu cumprir todas as metas de vacinação estipuladas  pelo Ministério da Saúde. Entretanto, a equipe de técnicos da secretaria informou que aguarda o recebimento de cerca de 12 mil doses de vacina para a capital.

“Até hoje nós já recebemos 13 remessas de vacinas e, em um certo momento, o Ministério da Saúde, nos orientou que fôssemos usando todas as doses. Mas precisamos ser cautelosos para garantir a segunda dose de todos”, disse a secretária.

Leia mais: Justiça determina aplicação imediata das doses de vacina prestes a vencer no Amazonas

A enfermeira Isabel Hernandes, Chefe da Divisão de Imunização da Semsa, explicou que a secretaria já havia se prevenido com relação ao estoque da segunda dose e acrescentou que a suspensão temporária da aplicação dos imunizantes é para assegurar a aplicação da segunda dose.

“Vamos buscar as vacinas da 14ª remessa amanhã (29) que somam 6.050 e vão ficar faltando 6 mil doses do Butantan. Com relação às pessoas que ainda não foram receber a segunda dose,  fazemos um alerta. Se ela não tem acesso à internet, no cartão de vacina tem uma data à lápis e é só procurar um posto que esteja mais perto da casa dela”, disse.

Leia mais: Romero Reis toma primeira dose da Coronavac e reitera importância da imunização

No dia 29 de janeiro deste ano, a Semsa já havia vacinado 104,5% dos trabalhadores de saúde; 96,4% dos idosos com 80 anos e mais; 92,4% dos idosos de 75 a 79 anos; 93,7% dos idosos de 70 a 74 anos; 93,0% dos idosos de 65 a 69 anos; e 89,2% dos idosos de 60 a 64 anos. Ao todo, entre primeira e segunda doses, foram aplicadas 444.503 das duas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde: CoronaVac/Butantan e AstraZeneca/Oxford.