Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Secretários pedem ajuda de pais para combater violência nas escolas

Seduc e SSP informaram que monitoram e combatem a violência nas escolas por meio de programas de prevenção

Secretários pedem ajuda de pais para combater violência nas escolas

Secretários pedem ajuda de pais para acabar com a violência nas escolas (Foto: secom/Divulgação)

Manaus (AM) – Após o trágico episódio de violência em uma escola privada de Manaus, os responsáveis pelo Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, criado, ainda na segunda-feira (10), pelo Governo do Amazonas, pediram ajuda da população, especificamente dos pais e responsáveis, para prevenção e combate a violência nas escolas.

Em declaração dada após a criação do Comitê, a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, pediu, explicitamente, ajuda dos pais. 

“Como mãe, estando como secretária, um pedido de uma forma muito especial, de uma forma muito carinhosa, para que os pais e responsáveis por esses alunos possam nos ajudar a acompanhar seus filhos. Que esses pais possam estar acompanhando o que tem dentro da mochila dos seus filhos quando saem de casa, que esses pais possam estar mais próximos do que os seus filhos fazem nas redes sociais. É um momento de muito zelo, um momento que nós não gostaríamos de estar passando a nível Brasil, a nível mundial, mas nós estamos aqui para enfrentar com muita coragem, muita temperança, muita serenidade, porque nós temos a certeza de que isso vai passar. Mas nós precisamos do apoio de toda comunidade escolar e de toda a sociedade”, disse a secretária. 

As declarações foram dadas durante coletiva de imprensa, realizada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), situado no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, para anunciar a criação do Comitê baseado nas diretrizes do “Plano de ações integradas para a segurança nas escolas”, um dos eixos prioritários do programa “Amazonas Mais Seguro”, lançado pelo governador Wilson Lima em 2021. 

Em março, ao AM1, a Seduc e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informaram que monitoram e combatem a violência nas escolas por meio de programas de prevenção.

Segundo a SSP-AM, as ações tratam da prevenção à violência, dependência química, bullying, entre outros temas que são abordados dentro das salas de aula para crianças e adolescentes da rede estadual de ensino em conjunto com a Seduc.

“A Secretaria de Segurança fará parte do Comitê. Vamos fortalecer o departamento de prevenção à violência, que ministra palestras à comunidade escolar, e também o número 181 (Disque Denúncia) que é uma ferramenta que tem ajudado e muito o trabalho das nossas polícias”, disse o secretário de Segurança, General Mansur, durante coletiva de imprensa, ao reforçar que a SSP-AM conta com o auxílio da população para apurar denúncias de possíveis atos de violência. 

Além da Seduc e da SSP, integram o Comitê a Secretaria de Governo (Segov); Casa Civil; as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros; Casa Militar; Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas); Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejusc); Secretaria de Estado de Saúde (SES); Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

De acordo com o governo do Amazonas, os órgãos estaduais e o comitê estarão à disposição para trabalhar, de forma integrada, com as redes privadas e municipais de ensino, estreitando ainda mais a troca de informações, que já acontece entre as instituições.

LEIA MAIS: