Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Coluna AM1

Sem apoio de David, Chico Preto vai buscar consolo no PL, de Alberto, Alfredo e Menezes

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (19). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Sem apoio de David, Chico Preto vai buscar consolo no PL, de Alberto, Alfredo e Menezes

Pulou do barco

Depois da punhalada que levou na última eleição, quando não teve o apoio do próprio partido na disputa ao Senado Federal nas Eleições de 2022, o ex-vereador Chico Preto arrumou as malas e está deixando o Avante, do prefeito David Almeida, nesta terça-feira (19).

Reencontro com rivais

Ao que parece, Chico não busca tranquilidade, pois escolheu, para ser sua nova casa, o Partido Liberal (PL), que está em pé de guerra no Amazonas. No novo partido, Chico reencontrará três desafetos políticos e seus rivais nas eleições municipais de 2020.

‘Amigos da onça’

O primeiro deles: Alfredo Nascimento, presidente estadual da sigla; o segundo é Capitão Alberto Neto, que, hoje, é vice-presidente do PL no Amazonas e também é deputado federal; o terceiro é Coronel Menezes, que assim como Chico Preto, vem acumulando derrotas nas urnas.

Azedou

Chico já foi vice de David Almeida nas eleições suplementares de 2018, depois perdeu para David as eleições de 2020 e, em 2022, nem teve o apoio dele para disputar o Senado. Agora, com a saída do Avante, pode ser que a amizade tenha azedado. Se Chico tinha alguma esperança em voltar a ser candidato a vice em uma chapa encabeçada de David, esse sonho pode ter sido enterrado de vez.

Pode ser…

Ou a estratégia de David seria conquistar o apoio do PL com Chico Preto sendo o vice na chapa? Pode ser que isso seja possível, afinal, na disputa de ego, dificilmente Alfredo vai se dispor a ser vice ou Alberto Neto abre mão do mandato na Câmara para ser mandado por David na Prefeitura. Nem todo mundo tem o pique no Marcos Rotta, que nasceu para ser vice.

Parabéns!

Quem aproveitou para parabenizar Chico, assim que soube da mudança, foi Junior Nunes, nada mais e nada menos que o secretário de administração na gestão do David Almeida. “Parabéns”, disse o advogado. Outro que também se manifestou foi o William Dias, secretário municipal e chefe da Casa Militar, que disse: “excelente”. Pelo visto, David tá bem servido de aliados, né?! Se fizer uma peneira no secretariado, a renovação vai ser maior do que a prevista na Câmara Municipal de Manaus (CMM) para 2025.

Eu juro

Coronel Menezes jura, de pés juntos, que nunca saiu de sua boca a frase: “falo todos os dias com Amom”. No mês passado, foram essas as palavras ditas pelo coronel em uma entrevista. Ontem, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) rebateu, também em entrevista, que não fala nem com a própria mãe todos os dias, quanto mais com Menezes.

Humildade passou longe

E agora, quem está dizendo a verdade? Procurado por esta coluna, Coronel Menezes disse que nunca afirmou falar todos os dias com Amom. E tem mais, o homem se invocou e disse que os portais de notícias são pagos para distorcer o que as pessoas falam. Moral da história: o cara não tem nem a coragem de assumir o que diz, nem reconhecer o erro. Aí, depois, o errado é o jornalista ou o veículo de comunicação. Imagina isso com mandato, hein! Vai censurar pouco a imprensa.

Sem concurso e sem Fundeb

Depois da própria irmã se antecipar e anular a promessa de David Almeida para o concurso da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o prefeito, agora, dá mais um banho de água fria nos profissionais da Educação. Isso porque ele anunciou, nesta terça-feira (19), para o Portal AM1, que não vai pagar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). E como resposta, a classe da educação promete manifestação para esta quarta (20) em frente à Prefeitura de Manaus.

Guerra declarada

O ex-vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, decidiu declarar guerra ao deputado estadual Sinésio Campos, que é presidente estadual do PT no Amazonas e também é da base aliada do governador Wilson Lima na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Carlos quer que Sinésio seja destituído da presidência por infração ética e disciplinar. Sinésio diz que o ex-governador é bolsonarista, por isso, é contra a filiação dele.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI