Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Portaria da Semed determina vacinação obrigatória para todos os funcionários

Caso ainda não tenham recebido as duas doses, servidores da pasta terão 10 dias para se imunizarem; caso contrário, podem sofrer sanções

Portaria da Semed determina vacinação obrigatória para todos os funcionários

Foto: Ruan Souza/Semcom

MANAUS, AM – Servidores públicos estatutários, comissionados, funcionários terceirizados e até estagiários que prestam serviços para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), agora, estão obrigados a se vacinar contra a covid-19. A portaria é datada do dia 23 de setembro de 2021, mas só foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (1°).

Segundo a portaria, assinada pelo titular da pasta, Pauderney Avelindo (DEM), todos os servidores da secretaria devem apresentar a carteira de vacinação digital, emitida pelo Ministério da Saúde ou a carteira de vacinação original, da Prefeitura de Manaus.

Leia mais: Descaso da Semed: alunos com covid-19 e professores sem acesso a máscaras

A carteira, tanto original da prefeitura como a digital, deve conter a comprovação da aplicação das duas doses ou dose única da vacina contra a covid-19. Com a nova regra, o certificado passa a ser documento obrigatório para contratação de pessoal terceirizado e estagiários.

Leia a portaria:

Ainda de acordo com a portaria, todos os servidores da pasta, incluindo estagiários, que ainda não tenham recebido nem a primeira dose, terão um prazo de dez dias para providenciar a imunização, bem como o comprovante original da vacinação.

Caso os servidores da Semed não queiram se vacinar ou até mesmo se recusem a apresentar os comprovantes de vacinação, segundo a portaria, poderão sofrer sanções administrativas.

Duplo padrão

As aulas presenciais na rede municipal de ensino voltaram em maio de 2021, no formato híbrido. Somente em 23 de agosto, o regime de trabalho dos servidores da Semed passou a ser 100% presencial. Na ocasião da volta às aulas, Pauderney Avelino afirmou que a secretaria estava “trabalhando para ter um ambiente 100% seguro”.

No entanto, não foi o que aconteceu. No último sábado (2), uma internauta relatou nas redes sociais que sua irmã, aluna da rede municipal, de apenas 8 anos de idade, testou positivo para a doença. A internauta chegou até a reclamar da gestão municipal, denunciando que as crianças estariam sendo aglomeradas, e que a secretaria estaria tratando de casos como esse como sendo uma “virose”.

“Parabéns, @DavidAlmeidaAM, @pauderney, @PrefManaus, a gestão de vocês aglomerando crianças sem máscara nas escolas com professores sem acesso à [máscara] PFF-2 gratuita tá dando certo! Minha irmã de 8 anos testou positivo. Vão isolar a escola por 15 dias ou fingir que é só virose como tem feito?”

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para saber quais seriam as sanções administrativas a serem aplicadas a servidores que não queiram se vacinar. No entanto, até a publicação desta matéria, não houve qualquer retorno.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter