Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Servidoras públicas com endometriose poderão tirar licença de três dias

Segundo a proposta, durante o afastamento no período menstrual, poderá ser exigido a compensação de horas não trabalhadas.

Servidoras públicas com endometriose poderão tirar licença de três dias

(Foto: Reprodução/Freepik)

Manaus (AM) – Servidoras públicas diagnosticadas com endometriose poderão tirar até três dias de licença durante o período mesntrual, é o que propõe o projeto de lei do vereador da Câmara Municipal de Manaus, Caio André (Podemos), presidente da Casa. O PL entrou em deliberação nesta segunda-feira (7).

De acordo com a propositura, a mulher com laudo de endometriose poderá se afastar do trabalho por até três dias por mês, durante o período menstrual, podendo ser exigida a compensação das horas não trabalhadas.

“É um projeto com uma relevância enorme, anteriormente tivemos a oportunidade, em uma audiência pública, de ouvir mulheres que sofrem com endometriose e falaram da dificuldade social que elas têm. Nós estamos legislando para salvaguardar esses empregos e deixar essas mulheres mais seguras em seus ambientes de trabalho”, destacou Caio André.

O Projeto foi subscrito pela maioria dos vereadores presentes na Sessão e seguiu à 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Indicações

Ainda na Sessão Plenária desta manhã, duas indicações do presidente da CMM foram votadas e aprovadas. A primeira foi a construção de uma academia ao ar livre e arborização na rua Pico das Águas, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

A segunda indicação foi a construção de uma cobertura da parada de ônibus, na avenida Dom Pedro, comunidade José Bonifácio, bairro Dom Pedro, na zona Centro-Oeste de Manaus.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS:

Projetos de lei reforçam importância de ações em saúde para o câncer colorretal e a endometriose

País deve ter 17 mil novos casos de câncer no colo do útero até 2025

Governo lança estratégia para eliminar casos de câncer do colo do útero