Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Cenário

Silas é campeão de faltas entre os parlamentares do AM na Câmara dos Deputados

Além de Silas Câmara, todos os outros sete deputados federais eleitos pelo Amazonas têm registro de faltas, seja em sessões plenárias ou em reuniões de comissões.

Silas é campeão de faltas entre os parlamentares do AM na Câmara dos Deputados

Pleno TRE-AM desaprovou a prestação de contas do deputado e determinou a devolução dos R$ 396 mil (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Manaus (AM) – O deputado federal Silas Câmara (Republicanos) está no topo do ranking de faltas entre os parlamentares do Amazonas, nos cinco primeiros meses do ano legislativo de 2023.

Um levantamento feito pelo Portal AM1 mostra que todos os deputados federais eleitos pelo Amazonas registraram faltas em plenários e em reuniões de comissões na Câmara dos Deputados.

Nascido no Acre, o pastor da Igreja Assembleia de Deus é empresário e faz carreira política no Amazonas, onde foi eleito cinco vezes consecutivas para a Câmara Federal.

Para a atual legislatura, foi reeleito com 185.068 mil votos. Nos primeiros quatro meses do novo mandato, o pastor já acumula 25 faltas divididas entre plenários e comissões.

Na cola do pastor, está o deputado Átila Lins (PSD). O amazonense, que é natural de Fonte Boa, exerce o nono mandato consecutivo como deputado federal. Ele é o deputado mais longevo da Casa.

Eleito com 102.401 mil votos, Átila faltou 22 plenárias e comissões.

Em terceiro no ranking dos faltosos, aparece Adail Filho (Republicanos), que teve o registro de candidatura a prefeito de Coari cassado em dezembro de 2020, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Em 2022, Adail foi eleito com 90.028 mil votos. Nos quatro meses, o parlamentar faltou 12 vezes.

Com menos de dez faltas, aparecem os deputados que fazem parte do Grupo da Reforma Tributária.

O deputado Fausto Santos Jr (UB) tem 8 ausências. Fausto foi eleito com 87.876 mil votos.

Seguido dele aparece Saullo Vianna (UB), que foi eleito com 127.287 mil votos. O parlamentar já faltou 7 vezes. Desse total de ausências, todas foram em comissões e não tiveram justificativa alguma.

Em sexto lugar no ranking, Amom Mandel (Cidadania) teve 6 faltas. O mais novo deputado do grupo foi eleito com 288.555 mil votos.

Sidney Leite (PSD), que também faz parte do GT da Reforma, faltou 5 vezes. Ele foi reeleito com 102.181 mil votos.

Por último, Capitão Alberto Neto (PL) – reeleito com 147.846 mil votos – tem 3 faltas.

LEIA MAIS: