Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Sindicato dos Jornalistas do AM repudia violência à jornalista de política na CMM

A jornalista Cynthia Blink demonstrou em vídeos está sendo intimidada e constrangida durante o exercício de sua profissão por um assessor do vereador David Reis (Avante) dentro da CMM.

Sindicato dos Jornalistas do AM repudia violência à jornalista de política na CMM

(Foto: Reprodução/CMM)

Manaus (AM) – O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP/AM) divulgou nota, no início da tarde desta terça-feira (14), repudiando a intimidação e o constrangimento sofrido pela jornalista Cynthia Blink, ocorrido ontem (13) nas dependências da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Segundo o Sindicato, a postura de um assessor do vereador David Reis (CMM), ex-presidente da Câmara, atenta contra o livre exercício da profissão de jornalista. Isto porque, o espaço de trabalho do profissional é onde ele estiver na busca por informações para que possa checar fontes e ouvir entrevistados nos vários lados dos fatos abordados na elaboração de notícias.

“Em defesa do exercício da profissão, o SJP/AM reforça a denúncia realizada pela jornalista Cynthia Blink junto à Ouvidoria da Casa Legislativa do município de Manaus. E, solicita da presidência da CMM, as gravações de vídeo do circuito interno do Poder Legislativo Municipal, a fim de que tenhamos condições de ingressar, se necessário, com denúncia criminal contra o agressor para adoção das medidas legais que o caso requer”, diz trecho da nota.

Por fim, a entidade sindical diz que solidariza-se com Blink e coloca “a assessoria jurídica em apoio às demandas que forem necessárias com o objetivo de reparar o desgaste emocional e o abuso sofrido pela jornalista em plena atividade de trabalho”.

Entenda o caso

Cynthia Blink atua na cobertura política nas casas legislativas e também em pautas do poder Executivo. Ontem, enquanto questionava assuntos parlamentares junto ao ex-presidente da CMM, o vereador David Reis (Avante), a jornalista demonstrou em vídeos está sendo intimidada e constrangida durante o exercício de sua profissão por um assessor do vereador.

Após o episódio, ela formalizou uma denúncia na ouvidoria da Casa Legislativa.

CMM diz que nenhum tipo de violência será tolerado 

A CMM se pronunciou ontem, por meio de nota, informando que a Mesa Diretora da Casa Legislativa recebeu, ainda durante a sessão no plenário Adriano Jorge, denúncia de agressão cometida por um assessor legislativo contra a jornalista.

Imediatamente, o presidente da CMM, vereador Caio André (Podemos), determinou apuração e medidas cabíveis para averiguar o caso.

O ouvidor da Casa, vereador Capitão Carpê (Republicanos), reafirmou que todas as alegações serão apuradas, ressaltou que nenhum tipo de violência será tolerada e que é direito da imprensa executar seu trabalho.

A Câmara Municipal de Manaus destacou que “não permitirá que nenhum profissional de comunicação seja desrespeitado, principalmente, nas dependências da Casa, no exercício de suas funções”.

“Desde o início da atual gestão do parlamento municipal, iniciativas para melhorar a comunicação entre a CMM e a imprensa tem sido adotadas, o que inclui melhores condições de trabalho, humanização dos espaços físicos destinados aos jornalistas e melhoria do acesso aos produtos jornalísticos elaborados pelos profissionais que integram os trabalhos na Casa Legislativa. A CMM reitera seu respeito aos profissionais de comunicação, agentes fundamentais para que o trabalho desenvolvido pelos parlamentares alcance todas as parcelas da população”, diz trecho da nota.

LEIA MAIS: