Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Sinteam defende inclusão de 70% do Fundeb ao salário dos profissionais da educação

O Fundeb é pago anualmente, em forma de abono aos profissionais da educação, e não incide em cima de benefícios adicionais

Sinteam defende inclusão de 70% do Fundeb ao salário dos profissionais da educação

Foto: arquivo/Semed

Com a normatização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), realizada pela Secretaria Municipal de Educação, nessa quarta-feira (17), o valor com gastos mínimos de remuneração de profissionais da educação passará de 60% para 70%.

Embora a Secretaria Municipal de Educação (Semed), já tenha normatizado como o repasse será feito a partir de 2021, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, defende maior valorização dos profissionais e que o repasse não seja mais feito em forma de abono, mas aditado ao salário.

“É importante também que a prefeitura e a Semed invistam na valorização do profissional, evitando a medida de abono e colocando esses valores realmente no salário dos trabalhadores, porque isso faz com que esse valor venha abranger tanto os da ativa como os aposentados, e realmente valoriza o trabalhador porque isso ele leva para a vida e para sua carreira”, disse ela.

O repasse do Fundeb é pago anualmente, em forma de abono aos profissionais da educação, e não incide em cima de benefícios, como: vale-transporte, auxílio-alimentação, previdência complementar, assistência médica, entre outros.

Leia mais: Semed prevê uso de 70% do Fundeb para pagamento de servidores em Manaus

De acordo com o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (Comed/CMM), vereador Fransuá (PV), a medida não precisará passar pela aprovação da CMM.

“A instrução normativa não passará pela CMM, porque é um ato de ação complementar à Lei do Novo Fundeb, por ser uma matéria aprovada em nível nacional. Uma audiência pública só será realizada se houver alguma provocação, mas essa decisão não é regional, e sim federal”, disse o parlamentar.

O repasse do Fundeb sempre foi muito questionado no meio dos profissionais da educação, porém, Fransuá garantiu que a nova gestão do prefeito David Almeida (Avante) prima dá preferência à  transparência e que, inclusive, quando David esteve como governador interino do Amazonas, em 2017, ele concedeu o abono aos profissionais da rede estadual de ensino.

Ampliação do abono

Ainda de acordo com a normatização, além dos docentes efetivos, estatutários ou contratados de forma temporária, e trabalhadores de áreas administrativas como: psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas (entre outros), passarão a receber os benefícios do Fundeb.