Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Surto de covid suspende férias dos servidores da Saúde no Amazonas

Nessa terça-feira (11), o número de casos no estado dispararam e ultrapassou mil infectados em 24 horas

Surto de covid suspende férias dos servidores da Saúde no Amazonas

Foto: Lucas Silva/Secom

MANAUS, AM – Estão suspensas, por 90 dias, as férias de todos os servidores da rede pública de Saúde no Amazonas. A determinação é das secretarias estadual e municipal de Saúde e considerou o novo avanço da pandemia da covid-19. Nessa terça-feira (11), o número de casos no estado ultrapassou mil infectados em 24 horas.

A portaria 018/2022 com a medida da Secretaria de Estado de Saúde (SES) foi assinada pelo secretário executivo de Saúde Jani Kenta Iwata e publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) na edição de segunda-feira (10). O ato é válido a partir desta data.

Na publicação, o gestor disse que considerou “a necessidade de manter o máximo de efetivo para atendimento da população e assegurar os serviços prestados nas Unidades de Saúde neste período de pandemia” e “a avaliação de indicadores epidemiológicos, da assistência à saúde e de vacinação da população do Amazonas” para suspender a concessão de férias até abril deste ano.

Já a determinação municipal está no Diário Oficial do Município (DOM) dessa terça-feira (11). A portaria assinada pela secretária Municipal de Saúde (Semsa) Shádia Fraxe, suspende a concessão de licença prêmio, licença para tratar de interesse particular, afastamentos para cursos e missão especial e férias.

Leia mais: Casos de Covid disparam no Amazonas e chegam a 1.219 novas infecções em 24h

Para o ato, a pasta considerou a declaração de emergência declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), indicando alteração no padrão epidemiológico de ocorrência do novo coronavírus. Também considerou alertas de outros órgãos de saúde.

“A situação demanda o emprego emergencial de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos, agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da nova variante na cidade de Manaus”, diz trecho do documento.

Ainda segundo o texto, a medida visa evitar a descontinuidade na execução dos serviços prestados à população pela secretaria municipal. A validade da portaria também é de 90 dias, a contar desta quarta-feira (12).

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter