Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Tadeu de Souza espera prisão de envolvidos em queimadas ilegais

O Amazonas está enfrentando um aumento significativo nas queimadas, especialmente com a chegada do verão amazônico.

Tadeu de Souza espera prisão de envolvidos em queimadas ilegais

Tadeu de Souza (Foto: Instagram/Tadeu de Souza)

Manaus (AM) – O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), expressou sua expectativas para que as autoridades prendam em flagrante as pessoas envolvidas em queimadas ilegais. Ele fez essa declaração na quarta-feira (11).

O Amazonas está enfrentando um aumento significativo nas queimadas, especialmente com a chegada do verão amazônico. Como resultado, o estado está envolto em fumaça, e Manaus, em particular, destaca-se como uma das capitais com a qualidade do ar mais prejudicadas globalmente.

Diante dessa problemática, órgãos estaduais e municipais estão se mobilizando para minimizar o impacto na vida da população e para aumentar as penalidades para aqueles responsáveis por praticar queimadas ilegais.

“Com o reforço do efetivo policial, espero que ações de flagrante delito sejam empreendidas contra os autores do uso indiscriminado do fogo. Tolerância zero contra as ilegalidades que colocam em risco a nossa saúde e prejudicam a biodiversidade e as atividades econômicas”, disse o vice-governador.

Por sua vez, o governador Wilson Lima (UB) destacou que aproximadamente 64 homens da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) foram enviados a Autazes para combater crimes ambientais.

“Tive uma conversa com a ministra do Meio Ambiente pedindo apoio no reforço desse combate, tanto de pessoal, quanto de equipamentos. Liguei para o ministro da Defesa, José Múcio, para que ele pudesse disponibilizar aeronaves de grande porte, porque temos uma quantidade muito significativa de incêndios”, afirmou Wilson Lima.

O novo efetivo se juntará a outros 52 servidores e seis viaturas que já estão atuando na região no combate aos focos de incêndio. Com isso, são mais de 100 agentes trabalhando para conter as práticas de crimes ambientais, masmo assim, ainda são poucos servidores diante das constantes queimada na região.

Embora o governo do estado esteja tentando minimizar os focos de calor, Manaus e outros municípios sofrem com a falta de efetivo, inclusive, esse é um dos pontos pela qual a atual gestão está sendo cobrada pela população.

Nas redes sociais, principalmente, os aprovados em concurso público, tanto da polícia militar quanto do Corpo de Bombeiros, pedem o chamamento para o quadro de efetivo.

LEIA MAIS: