Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

TRE-AM intima Diego Afonso por irregularidades na Eleição de 2022

Segundo a Justiça Eleitoral, o vereador Diego Afonso cometeu uma série de irregularidades na campanha de 2022 que, somadas, chegam ao montante de R$ 127 mil de recursos públicos gastos.

TRE-AM intima Diego Afonso por irregularidades na Eleição de 2022

Diego Afonso (Foto: Matheus Romão/CMM)

Manaus (AM) – O vereador Diego Afonso (União Brasil) foi intimado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) a prestar contas da campanha eleitoral do ano de 2022, quando disputou o cargo de deputado federal. O documento sobre a intimação foi publicado nesta quinta-feira (19) na edição do Diário Oficial da Justiça Eleitoral do Amazonas.

De acordo com o documento, após análise prévia, o órgão técnico expediu relatório de diligências apontando inconsistências nas contas apresentadas pelo então candidato, que resultou em sua intimação. Diego Afonso apresentou justificativas e documentos que foram aprovados com ressalvas anteriormente.

No relatório, foram apontadas como irregularidades a existência de notas fiscais não registradas na prestação de contas e divergências entre os dados de fornecedores em uma das despesas declaradas.

Segundo o TRE-AM, foram constatadas outras inconsistências que não foram objeto de análise, tais como locação de veículos e de imóvel, cujos documentos não comprovam a propriedade dos respectivos locadores sobre os bens locados.

Em relação ao imóvel, o parlamentar deve justificar a contratação, tendo em vista que este não foi relacionado no registro de candidatura como comitê de campanha.

O relatório também informa que Diego Afonso alugou computadores para usar na campanha eleitoral e que o montante pago pela locação, segundo o órgão de controle, “supera, em muitas vezes, o valor patrimonial dos próprios equipamentos, notadamente por se tratar de computadores antigos”.

Ainda segundo a Corte Eleitoral, também não foi juntado o documento fiscal idôneo correspondente à despesa realizada com a empresa W L CHAVES ME (locação de espaço), nem justificada a pertinência da despesa com a campanha.

O documento descreve uma lista de irregularidades cometidas durante a campanha de 2022 que, somadas, chegam ao montante de R$ 127 mil de recursos públicos gastos.

Leia o documento na íntegra:

Diego Afonso tem três dias para se manifestar sobre as irregularidades e apresentar novos documentos, se for necessário.

O que diz Diego Afonso?

Procurado pelo Portal AM1, o parlamentar disse que já está ciente da intimação e que foi pego de surpresa, pois segundo ele, já havia prestado contas há um ano e alega que seguiu todos os requisitos. O vereador declarou também que sua defesa já está pronta e que se apresentará ao Tribunal antes do prazo determinado pelo órgão.

Diego Afonso afirma que acredita na Justiça e que as suas contas serão aprovadas.

LEIA MAIS: 

Semmas emite parecer contra PL de Diego Afonso que reduz Floresta Manaós

Vereador Guedes denuncia cartel de postos de gasolina e colega Diego Afonso, dono de posto, rebate: ‘prove!’

‘PDT fraquejou’, diz vereador Diego Afonso ao anunciar saída do partido