Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Três deputados do AM integram grupo de trabalho da reforma tributária

A bancada do Amazonas pretende defender a Zona Franca de Manaus (ZFM) diante da proposta que tramita na Câmara

Três deputados do AM integram grupo de trabalho da reforma tributária

Deputados Sidney Leite, Adail Filho e Saullo Vianna (Foto: Divulgação)

BRASÍLIA – Os deputados federais Saullo Vianna (UB), Sidney Leite (PSD) e Adail Filho (Republicanos) farão parte do grupo de trabalho que vai discutir a reforma tributária na Câmara dos Deputados. A presença da bancada do Amazonas pretende defender a Zona Franca de Manaus (ZFM).

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/ 2019, que tramita na Câmara, é encarada como a menos atraente, pois não permite a concessão de qualquer tipo de benefício fiscal. Além disso, cria uma alíquota única de 25% aplicável a todos os bens e serviços, o que contraria a natureza fiscal da ZFM.

De acordo com o ato publicado no Diário Oficial da Câmara, nesta quarta-feira (15), 12 parlamentares integram o grupo criado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

O colegiado poderá realizar audiências públicas e se reunir com órgãos e sociedade civil, juristas e outras autoridades para discutir a proposta. O prazo do colegiado é de 90 dias, mas pode ser renovado pelo mesmo período.

Farão parte do grupo:

  1. Reginaldo Lopes (PT-MG), coordenador
  2. Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator
  3. Saullo Vianna (União-AM)
  4. Mauro Benevides Filho (PDT-CE)
  5. Glaustin da Fokus (PSC-GO)
  6. Newton Cardoso Junior (MDB-MG)
  7. Ivan Valente (PSOL-SP)
  8. Jonas Donizette (PSB-SP)
  9. Sidney Leite (PSD-AM)
  10. Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP)
  11. Vitor Lippi (PSDB-SP)
  12. Adail Filho (Republicanos-AM)

Alinhando estratégias

Nesta quarta-feira (15), os parlamentares da bancada participaram de uma reunião com representantes da indústria amazonense. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) também esteve na reunião.

De acordo com o vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, o objetivo da reunião foi alinhar o discurso e estratégias para defender o modelo econômico da região.

“Não podemos ter pensamentos divergentes, principalmente, quando for discutir com pessoas de fora, porque muitos não têm simpatia e conhecimento sobre o modelo Zona Franca”, afirmou ao Portal AM1.

LEIA MAIS: