Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

TSE determina que Instagram tire do ar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre Ciro Gomes

Segundo o ministro, a postagem é toda descontextualizada.

TSE determina que Instagram tire do ar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre Ciro Gomes

Foto: Reprodução/ Instagram

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), Raul Araújo, pediu que o aplicativo Instagram retirasse do ar uma postagem do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Segundo o ministro, o post, foi publicado no dia 15, foi manipulado e há desinformação contra Ciro Gomes (PDT) . O vídeo é associado à religião e narcotráfico, contém trechos de uma palestra feita por Ciro em 2017 no Brazil Fórum UK, em Oxford (Inglaterra).

O ministro deu dois dias para que o deputado Eduardo Bolsonaro se manifeste. O caso passará para o Ministério Público. Com as manifestações, o relator julgará o mérito, ou seja, se o parlamentar terá que pagar multa ou não por supostamente disseminar desinformação.

Leia mais: Eduardo Bolsonaro nega que ‘bolo com arma’ seja referência à morte de militante do PT

Segundo Araújo, “a postagem induz à desinformação, por meio de descontextualização de falas, objetivando construir posicionamentos contraditórios do candidato do PDT em relação à religião”.

“A edição toda descontextualizada do vídeo resulta em repercussão ou interferência negativa do pleito, o que é objeto de preocupação da Justiça Eleitoral”, acrescentou Araújo.

Leia mais: YouTube remove vídeo de Bia Kicis por promover ‘desinformação’

O ministro afirmou, ainda, que o tribunal é categórico ao dispor que a manifestação de pensamento deve ser limitada no caso de ofensa.

“É plausível a tese de que o vídeo editado divulga fato sabidamente inverídico em que o conteúdo da publicação acabe por gerar desinformação”. finalizou o ministro Raul Araújo.

(*) Com Informações da CNN Brasil