Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Economia

Verão amazônico impulsiona a construção civil no estado

Além disso, a capital amazonense também está entre as cidades que apresentaram 82,6% de aumento nas vendas de unidades habitacionais lançadas

Verão amazônico impulsiona a construção civil no estado

Foto: Márcio Silva

A sazonalidade do verão amazônico aliada ao crescimento do setor imobiliário tem impulsionado as obras no segmento na capital amazonense.

Na contramão dos impactos econômicos ocasionados pela pandemia, a construtora RD Engenharia continuou acreditando no potencial do mercado imobiliário de Manaus e, com planejamento, ampliou o quadro de colaboradores em 66,67% nos últimos três meses para acelerar as obras de empreendimentos verticais. O número de empregos diretos passou de 300 para 500 funcionários e com expectativa de duplicar o quadro até o final do ano.

Leia mais em: Manaus teve céu nublado devido à frente fria e fumaça de queimadas, aponta especialista

De acordo com dados da pesquisa dos Indicadores Imobiliários Nacionais, divulgada na última segunda-feira, 24, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Manaus está entre as cidades que teve elevação de 69,5% no número de unidades lançadas no primeiro trimestre de 2020. Além disso, a capital amazonense também está entre as cidades que apresentaram 82,6% de aumento nas vendas de unidades habitacionais lançadas.

“Numa análise cautelosa, identificamos nichos de mercado onde poderíamos atuar com a segurança de manter a empresa e expandir seu raio de atuação com a instalação de novas frentes de trabalho. Apostamos na demanda reprimida por bons produtos e investimos ainda mais na manutenção do nosso elevado padrão de qualidade. Esses fatores foram decisivos para manter os negócios em alta. O grande consumo nos levou ao reforço de nossa equipe. Estes trabalhadores foram contratados com carteira assinada e com a certeza de terem renda para alimentar e cuidar de suas famílias”, destacou o Presidente do Grupo RD, Romero Reis.

A todo vapor

Em julho deste ano, a RD Engenharia lançou, na zona Leste de Manaus, o primeiro empreendimento inteligente – o Leve Castanheiras Fase 3 – voltado para os clientes do “Minha Casa, Minha Vida”, programa do Governo federal focado na redução de déficit habitacional brasileiro a partir do oferecimento de moradias com valor acessível e de qualidade.

Com a chegada do verão amazônico, a construtora RD Engenharia está investindo de forma massiva para acelerar o ritmo de construção dos seus empreendimentos. Para isso, conforme o setor de planejamento, foi investido 12% em contratação de colaboradores em obra, bem como em tecnologias de automação e inovação.

Conforme o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), Frank do Carmo Souza, o setor da construção civil foi o que mais contratou em 2020, junto ao agronegócio. “O cenário da construção civil em 2020 tende a ser positivo. O efeito pandemia trouxe uma desaceleração ao setor, mas as principais obras continuaram, haja vista que foi considerada como atividade essencial”, afirma Frank.

A segunda fase do empreendimento Leve Castanheiras conta com um efetivo com mais de 200 colaboradores contratados, com ritmo acelerado de produção, a fim de entregar as obras antes do prazo previsto. Para isso, o setor de planejamento previu, inclusive, nos cronogramas de obras o impacto das chuvas, através de otimização de serviços para que o fenômeno natural não prejudique o andamento das obras.

De acordo com o engenheiro da obra, Bruno Castro, com o sistema monolítico de construção (paredes de concreto), as obras dos apartamentos recebem mais celeridade no processo, bem como reduz a geração de resíduos e desperdícios de materiais, quando comparado às obras tradicionais, que geram até 40% de resíduos.

 

(*) Com informações da assessoria