Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Vereador é repudiado após expulsar fotógrafa de galeria da CMM: ‘atitude covarde’

O vereador Rosinaldo Bual teria se sentido incomodado ao perceber que a profissional estava registrando imagens dele

Vereador é repudiado após expulsar fotógrafa de galeria da CMM: ‘atitude covarde’

MANAUS, AM – Mais um episódio de ataque contra profissionais da imprensa foi registrado em Manaus. Desta vez, uma fotógrafa do portal Manaus 360° foi alvo de hostilização na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nessa segunda-feira (13). A profissional que não teve o nome revelado foi expulsa da galeria da Casa Legislativa pelo vereador Rosinaldo Bual (PMN), no momento em que exercia suas funções.

“Não podemos deixar passar esse tipo de ataque que não foi apenas a fotógrafa, mas a todos nós da imprensa e sociedade”, disse a jornalista e diretora-executiva do Manaus 360º, Cynthia Blink ao repudiar a ação do parlamentar do PMN.

Ao Portal Amazonas 1, Cynthia Blink contou que a profissional acompanhava uma equipe do veículo de imprensa para registrar imagens para uma reportagem. E, no momento em que estava no espaço público chamado de galeria, que fica na CMM, a fotógrafa foi abordada por Bual e mais dois servidores da Casa.

“O vereador subiu até lá porque se sentiu incomodado ao perceber que estava sendo fotografado por ela, o que de fato ocorria, já que era seu trabalho. Foi então, que o parlamentar disse que ela não poderia ficar naquele espaço e sim na sala de imprensa”, relatou.

Segundo a diretora, a fotógrafa foi escoltada pelo vereador Bual e os dois servidores até a porta da sala de imprensa. “Inclusive um desses funcionários chegou a dizer que ‘daqui a pouco isso aqui vira um Big Brother’”, lembrou.

Leia mais: Vereadores Capitão Carpê e Rosinaldo Bual trocam ofensas na CMM: ‘falar, até papagaio fala’

“Eu ainda pedi que o repórter Gabriel Veras, que estava acompanhando a repórter no dia, conversasse com o vereador para que ele explicasse a razão da ação esdrúxula, uma vez que, ela pode sim ficar na galeria porque é um espaço público, onde qualquer pessoa que queira acompanhar a sessão pode ficar”, pontuou Cynthia.

Ainda de acordo com a narração da jornalista, o vereador Rosinaldo Bual sumiu após o fim da sessão sem ser localizado pela equipe do veículo e procurada, a assessoria de imprensa do parlamentar disse que ele não vai comentar sobre o assunto.

Após o episódio, o Manaus 360º emitiu nota de repúdio lamentado o ocorrido e classificou de “atitude covarde” o ato do político contra a fotógrafa. “Não nos intimidarão, mas servirão como combustível para seguirmos o trabalho pautado na apuração responsável dos fatos”, diz trecho do documento.

No comunicado, a direção do portal também informa que tomará as providências jurídicas cabíveis contra o vereador e os demais que constrangeram a profissional.

A reportagem do AM1 buscou a diretoria de comunicação da Câmara Municipal de Manaus para comentar o caso, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. Já a assessoria de imprensa do vereador Rosinaldo Bual não foi localizada; todavia, espaço segue aberto.

Briga por território

Descrito como “cristão” em seu perfil oficial nas redes sociais, o vereador Rosinaldo Bual se envolveu em um “pé de briga” com o vereador Capitão Carpê (Republicanos). O desentendimento entre os parlamentares é por território, ambos possuem eleitores na Compensa e dentro da Polícia Militar do Amazonas.

Durante sessão da CMM no mês passado, Carpê fez seus pronunciamentos e depois o vereador Bual também fez suas pontuações. Na ocasião, Bual falou que também era da “caserna”, afirmando que faz parte da corporação, daí então, Capitão Carpê rebateu o amigo de Parlamento. “Falar, até papagaio fala”.

As farpas entre os dois vereadores se estendeu por mais dias na CMM e terminou com Carpê afirmando que Bual só aparece na Compensa de quatro em quatro anos em busca de votos.

Descontrole

Sobre ataques à imprensa de Manaus, em outubro deste ano, à jornalista Gabriela Alves, do Portal Amazonas1, também foi hostilizada enquanto fazia o seu trabalho. No episódio, a repórter questionou o prefeito David Almeida (Avante) sobre as denúncias de irregularidades na distribuição de apartamentos do residencial Cidadão Manauara 2, mas foi atacada por ele.

Irritado, o prefeito intimidou a equipe e atacou a direção do jornal. Na ocasião, David dirigiu acusações infundadas contra a agência de notícias.

Leia mais: Descontrole: sem provas, David Almeida acusa Portal Amazonas1 de extorsão

Confira a nota na íntegra:

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter