Manaus, 8 de maio de 2024
×
Manaus, 8 de maio de 2024

Cenário

Vereadores cobram secretário da Semmac sobre reforma de feira

A reclamação ocorre justamente quando o prefeito David Almeida buscar aprovar pedido de empréstimo pelos vereadores na Câmara Municipal de Manaus.

Vereadores cobram secretário da Semmac sobre reforma de feira

Vereadores (Foto: Divulgação Prefeitura e Instagram)

Manaus (AM) – A reforma da Feira do Coroado foi pauta debatida entre alguns vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (14). Os parlamentares alegaram que a reforma iniciou em fevereiro, mas até o momento, não foi concluída, deixando os permissionários em situação precária.

O assunto foi levantado pelo vereador Rodrigo Guedes (Podemos), que na última sexta-feira (12), esteve na feira e pediu um posicionamento do titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semmac), Wanderson Costa, para uma data de conclusão das obras. “Nós queremos as respostas e saber o que aconteceu com essa obra”.

“Quebraram alguns boxes que tinham ali. Abandonaram as obras sem nenhuma resposta ou posicionamento para os feirantes. Em um lote de obras de R$ 1.954,474,40 milhão […], mas acredito que gastaram apenas uns 40 centavos nessa obra. Estão sofrendo [permissionários] com os escombros de entulho com aquela obra. Não estão conseguindo respirar pela poeira”, criticou.

Inclusive, Guedes apresentou um requerimento, ontem, no qual pedia que o secretário prestasse esclarecimentos na CMM sobre as obras, no entanto, vereadores pediram “vista” e o documento não foi aprovado nesse primeiro momento.

Everton Assis (UB), por sua vez, chamou de “descaso” as obras que ocorrem na feira, enfatizando que o local está “insalubre” e sem condições para que os comerciantes continuem trabalhando. Ele destacou que a feira atende não só o bairro Coroado, mas os que ficam ao redor.

Elan Alencar (DC) entrou em defesa do secretário alegando que Wanderson Costa teve que reformular o projeto original da feira para que ela fosse revitalizada da melhor forma possível. Ele ainda defendeu que, para o “tamanho da feira”, o valor de quase dois milhões “cabe”: “precisava daquela intervenção”. Mas que é pertinente uma explicação do secretário.

De encontro com o colega, o vereador Lissandro Breval (Avante) disse que “tem secretários que só sabem fazer filmezinhos bonitinhos”, mas que as feiras estão abandonadas.

“É importante o secretário Wanderson parar de ir para inauguração e ir lá com os permissionários, emitir uma nota e ser claro e transparente, porque é isso que a sociedade precisa” , disse.

O vereador Diego Afonso (UB) disse que com o “Coroado não se faz nada” que há muita dificuldade em levar benefícios como infraestrutura e reformas para o bairro.

Posicionamento

Em nota, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informou que trabalha nas obras de revitalização da feira do Coroado, zona Leste de Manaus.

“A feira passa com um grande trabalho de ampliação e modernização de todo o espaço. Devido à solicitação de alguns permissionários, a Semacc necessitou fazer ajustes e revisão do projeto para estar de acordo com todas as pontuações vindas dos permissionários. Os ajustes foram realizados peja equipe de engenharia, e as obras seguem para que seja concluída no menor tempo possível.”

LEIA MAIS: