Manaus, 5 de dezembro de 2024
×
Manaus, 5 de dezembro de 2024

Coluna AM1

David consegue acordar sua base adormecida e coloca todos para trabalhar na CMM

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (13). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

David consegue acordar sua base adormecida e coloca todos para trabalhar na CMM

Mortos-vivos

A disputa pelo poder e o controle sobre a Câmara Municipal de Manaus protagonizou, nessa segunda (14), algo difícil de se ver: casa cheia. Algo assim não ocorria desde o início da atual legislatura, quando foi eleita a mesa diretora e formadas as comissões.

Milagres acontecem

O episódio, inclusive, foi comemorado pela oposição da base governista, na pessoa do vereador Rodrigo Guedes, que em tom de ironia disparou: “milagres acontecem”.

Puxão de orelha

“Espero ver a Casa lotada mais vezes”, disparou Guedes, ao acreditar que o prefeito chamou alguns vereadores “no cantinho” e deu um “puxão de orelha” neles.

Pós-derrota

O milagre ocorre após a derrota do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no placar de 20×19, ocorrida na semana passada, quando a maioria na Casa rejeitou o pedido de empréstimo de R$ 600 milhões.

Sob aviso

A Casa está precavida de que, a qualquer momento, pode analisar um novo pedido de empréstimo, que promete ser enviado por David.

Quebra de harmonia

O ex-líder do prefeito na CMM, vereador Marcelo Serafim (PSB), disse que há uma quebra de harmonia entre o Legislativo municipal e a Prefeitura de Manaus, e aproveitou para alfinetar seu ex-aliado, o prefeito, apontando que o chefe do Executivo municipal age como um “ditador”.

Sem transparência

David chegou a dizer, na semana passada, que colocaria o povo para cobrar os vereadores na CMM por votarem contra o empréstimo de R$ 600 milhões. Os vereadores alegam que não havia transparência quanto à destinação dos recursos e tampouco informações sobre como os recursos de outros empréstimos já autorizados estão sendo gastos.

Em defesa do prefeito

O vereador Dione Carvalho (Patriota), que votou a favor do empréstimo, rebateu as críticas de Marcelo Serafim, argumentando que o discurso do colega se aplica apenas à oposição, não à situação. “O discurso do vereador é muito bonito, principalmente, quando se fala de redes sociais”, ironizou.

Pedido de retratação

Quem não gostou nada da fala de Dione foi o vereador Lissandro Breval (Avante), que faz parte da Mesa Diretora da CMM. Ele pediu para que Carvalho se retratasse pela “acusação” que tinha feito, alegando que Dione estava acusando a Mesa Diretora de usar a estrutura da Casa para atacar e disseminar notícias falsas contra os vereadores.

Sem autoridade para cobrança

Já Wallace Oliveira, sem partido, disse que Breval teria ultrapassado os limites, porque o parlamentar não pode impor o que um vereador tem ou não que falar, referindo-se às exigências feitas por Breval a Dione.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

(92) 9425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI