
(Foto: Elder França, Assessoria, Kevin Dinelli & Rosiane Lima/Dircom)
Manaus (AM) – Vereadores da capital se manifestaram sobre a forte chuva registradas na última quarta-feira (19), que resultou em alagamentos e deslizamentos de terra. Apesar de abordagens distintas, parlamentares da base governista, como David Reis (Avante) e Eduardo Alfaia (Avante), e da oposição, como Rodrigo Guedes (Progressistas) e Zé Ricardo (PT), usaram as redes sociais para comentar as ocorrências.
O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis, lamentou o deslizamento de terra na comunidade Fazendinha, zona Norte da cidade, que resultou na morte da líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos. Em nota, divulgada nas redes sociais e compartilhada no perfil oficial da Casa Legislativa, David Reis expressou solidariedade aos familiares e amigos da vítima.
“Essa fatalidade evidencia a necessidade de atenção e união em momentos difíceis como este. Somente entre 14h e 16h, Manaus registrou 58,60 mm de precipitação, um volume significativo em curto período, o que contribuiu para alagamentos e deslizamentos em diversas áreas da cidade. A Câmara se solidariza com os familiares e amigos da vítima, desejando força para enfrentar essa irreparável perda”, diz a nota oficial.
Já o líder do prefeito na Câmara, Eduardo Alfaia, apenas compartilhou um vídeo de David Almeida comentando sobre o volume de chuvas e as ações realizadas pela Defesa Civil e secretarias municipais. Até o momento da publicação desta matéria, Alfaia não havia se manifestado sobre o deslizamento de terra que vitimou a líder comunitária.
Críticas da oposição
Os parlamentares de oposição também se pronunciaram sobre os impactos das chuvas. Rodrigo Guedes destacou em suas redes sociais os alagamentos e deslizamentos ocorridos na cidade e anunciou que pretende ingressar com uma ação no Tribunal de Contas do Estado (TCE) contra a realização do show do cantor Sidney Magal, financiado com recursos públicos oriundos da Prefeitura de Manaus.
“Trata-se de uma intenção do prefeito David Almeida de se autoenaltecer. Não é algo cultural da cidade, como o boi, o Carnaval ou o Passo a Paço. É uma simples festa para celebrar uma obra dele, sem fazer parte do nosso calendário cultural. É mais uma ação de autoexaltação da sua egolatria, enquanto os manauaras ficam debaixo d’água”, criticou Guedes.
Além disso, o vereador prestou condolências à família da líder comunitária e cobrou ações do Executivo. “Essa tragédia não foi um acidente inevitável, não foi um caso isolado. Quantas vidas mais precisarão ser perdidas para que o que é prioridade seja tratado como prioridade?”, questionou.
Outro parlamentar que se manifestou foi Zé Ricardo (PT), que também criticou a realização do evento musical e acusou a prefeitura de omissão na prevenção de desastres em áreas de risco.
“O prefeito está omisso nas ações de prevenção em áreas de risco. É urgente investir no sistema de drenagem nos bairros de Manaus e cortar gastos com shows”, declarou.
Em outra publicação, Zé Ricardo reforçou que buscará medidas para que o Executivo municipal amplie os investimentos na drenagem da capital.
Prefeito anuncia medidas de assistência e operações emergenciais
O prefeito de Manaus, David Almeida, concede, nesta quinta-feira (20), às 10h, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), coletiva de imprensa para anunciar medidas de assistência e operações emergenciais, com o objetivo de minimizar os riscos de ocorrências e garantir a segurança da população, devido às fortes chuvas.
LEIA MAIS:
- Luto na Fazendinha 2: saiba quem é a mulher que morreu soterrada durante chuva em Manaus
- Estado e Município monitoram chuvas em Manaus para prevenir impactos
- Revolta: moradores afetados com a chuva atacam viatura do Corpo de Bombeiros
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.