Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Vereadores de oposição ao prefeito David querem instaurar mais duas CPIs na CMM

A CPI da Semcom foi instaurada na Câmara Municipal, nesta terça-feira(16), garantindo uma vitória para a oposição ao prefeito na Casa Legislativa. Outras duas ainda podem acontecer.

Vereadores de oposição ao prefeito David querem instaurar mais duas CPIs na CMM

(Foto: Reprodução/ CMM)

Manaus (AM) – Com vista à visibilidade no ano eleitoral, os vereadores Willian Alemão (Cidadania) e Rodrigo Guedes (PP) querem movimentar a Casa legislativa implantando CPIs. Eles conseguiram instaurar a CPI da Semcom, que deve entrar em pauta já na próxima segunda-feira (22). Contudo, devem apresentar mais duas Comissões de Inquérito Parlamentares (CPIs), a da Semulsp e a do Fundeb, no decorrer deste ano.

Com isso, as CPIs estão movimentando a Câmara Municipal de Manaus (CMM). Com o parecer favorável para a instalação da CPI da Secretaria de Comunicação Municipal (Semcom), anunciada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (UB), nessa terça-feira (16),  os vereadores Rodrigo Guedes e Willian Alemão se motivaram e querem emplacar  com mais duas sugestões, pelas quais correm em busca de assinaturas para, assim, ter início a abertura de mais duas investigações.

“Eu protocolei um requerimento para solicitar o contrato da Semuslp, com a empresa de lixo (Mamute), eu acredito então que a CPI (da Semulsp) poderia, sim, ser criada; mas eu preciso conversar com os demais colegas, com o próprio presidente da Casa, porque nós temos dentro do regimento a questão que só pode ter seis CPIs acontecendo em simultâneo”, explicou o vereador Willian Alemão ao Portal AM1.

A CPI da Semulsp é de autoria do vereador Rodrigo Guedes (PP), que apresentou a proposta ao plenário da Casa em 26 de junho deste ano. Porém, não conseguiu, até o momento, as 14 assinaturas necessárias, que correspondem a 1|3 dos parlamentares, em apoio ao requerimento de investigação. Até o momento, somente quatro vereadores assinaram.

“Essa CPI é do ano passado. Logo após as operações da Polícia Federal apontando envolvimento de empresas prestadoras de serviços para a Prefeitura de Manaus, como a Mamute e outra empresa que faz o recolhimento do lixo, a Trairi. Porém, conseguimos apenas três assinaturas e precisamos de mais 11 para que seja instaurada a CPI”, informou Guedes ao Portal AM1.

Outra Comissão de Inquérito que pode estar próxima para ocorrer é a da Semed, conhecida como CPI do Fundeb, que conta com 10 assinaturas na Câmara. Conforme a assessoria do vereador Rodrigo Guedes, assinaram  o documento os vereadores: Rodrigo Guedes (PP); Willian Alemão (Cidadania); Professora Jacqueline (União Brasil); Lissandro Breval (PP); Fransuá (PSD); Capitão Carpê (PL); Elissandro Bessa (PSB); Diego Afonso(UB); Sassá da Construção Civil (PT) e Glória Carratte (PSB).

CPI da Semcom

Nesta terça-feira (16), o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), leu o parecer favorável – emitido pela procuradoria da Casa Legislativa – para a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar denúncias de Caixa 2 dentro da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus (Semcom) durante a sessão ordinária.

Na próxima semana, está prevista para suceder uma primeira reunião com os líderes dos partidos que assinaram o requerimento e, em seguida, serão definidos os papéis dentro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

 

LEIA MAIS: