Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Vice-prefeito ou vereador de Manaus? Coronel Menezes vai para a 3ª eleição em busca da 1ª vitória

Depois de duas derrotas seguidas nas urnas, Coronel Menezes dá sinais de que vai começar por baixo para evitar uma terceira derrota seguida. No entanto, pelo caminho, na casa nova podem surgir novas oportunidades.

Vice-prefeito ou vereador de Manaus? Coronel Menezes vai para a 3ª eleição em busca da 1ª vitória

Manaus (AM) – Após sair do Partido Liberal (PL) e anunciar a filiação ao Partido Progressistas (PP), ato que acontece nesta quinta-feira (4), qual será o futuro político de Coronel Menezes?

O compadre de Bolsonaro tem três opções de cargos eletivos para essas eleições: vereador, vice-prefeito e prefeito, mas essa última é pouco provável, pois o PP integra o arco de alianças do governador Wilson Lima (UB), que lançou, no mês passado, o deputado estadual Roberto Cidade pré-candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil.

Nas redes sociais, Menezes ou sua equipe já deram um spoiler do cargo que ele pode disputar: vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A escolha é vista como bem diferente da que Menezes vinha tanto batendo na tecla desde as Eleições 2020, a primeira que disputou e terminou em 5º lugar; e também no pleito de 2022, quando tentou conquistar a vaga do Amazonas no Senado Federal, mas acabou perdendo a cadeira para o senador Omar Aziz (PSD) aos 45 minutos do segundo tempo.

Nada oficial

Ao Portal AM1, a assessoria de Menezes diz que não tem um posicionamento oficial sobre o destino dele nas eleições deste ano, mas deixa claro que Menezes está apto para qualquer vaga em jogo.

Já nas redes sociais, a equipe de Menezes ou ele próprio, já responde aos internautas afirmando que ele vai disputar uma vaga na CMM.

Veja:

vice-prefeito-ou-vereador-de-m

Na noite desta quinta, está prevista para acontecer a cerimônia de filiação de Coronel Menezes ao Partido Progressistas (PP). Simultaneamente, também deve ocorrer o ato de posse da presidência da sigla em Manaus, que ficará sob o comando de Menezes.

Além disso, será apresentada parte da chapa que irá concorrer ao cargo de vereador na capital. Na ocasião, Menezes poderá oficializar, fora das redes sociais, se vai disputar um cargo na CMM e, assim, adiar o sonho de trabalhar na Prefeitura de Manaus.

Vale destacar que, enquanto estava no Partido Liberal, Menezes se apresentava como pré-candidato a prefeito de Manaus, tanto em suas redes sociais quanto em entrevistas à imprensa.

Veja o convite para o evento do PP:

https://www.instagram.com/p/C5RWFivLm2v/

Racha e saída do PL

No entanto, com a aproximação do pleito, Menezes viu Bolsonaro abençoar outro nome do PL para a disputa. Capitão Alberto Neto foi anunciado por Bolsonaro como pré-candidato a prefeito, e tudo caminhava para que Menezes se juntasse ao time como pré-candidato a vice-prefeito na chapa puro-sangue.

Contudo, o compadre de Bolsonaro decidiu se afastar da cúpula do Partido Liberal, rasgou o verbo sobre o presidente estadual da sigla, Alfredo Nascimento, a quem Menezes chamou de comunista e inimigo da direita.

Em meio ao racha no PL, Menezes foi buscar abrigo no arco de alianças do governador Wilson Lima. O momento escolhido foi o evento de posse de Roberto Cidade como presidente municipal do UB. A atitude foi vista por muitos como um anúncio real do que estaria por vir: a saída de Menezes do PL.

Dias depois, o PL convocou a imprensa para anunciar Alberto Neto como pré-candidato a prefeito. Menezes não foi ao evento, mas mandou a filha, a deputada Débora Menezes (PL), que fechou a cara e mostrou total insatisfação com o que estava acontecendo. Enquanto isso, Menezes atuava como uma espécie de cerimonialista do evento que teria o deputado federal por Minas Geral, Nikolas Ferreira (PL), como convidado de honra.

Na sequência, o governador do Amazonas reuniu seus aliados para oficializar Roberto Cidade pré-candidato. E adivinhem, para a surpresa de ninguém, Menezes foi ao evento e pousou para fotos ao lado de Cidade e Wilson Lima.

Depois disso, Menezes ganhou uma vaga no PP e um diretório municipal.

 

LEIA MAIS: