Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cultura

Vídeo: Israel Paulain diz que situação no Boi Garantido é humilhante: ‘Presidente, pague os trabalhadores’

O apresentador do Boi Garantido revelou que faz parte do quadro de artistas que está com o pagamento pendente

Vídeo: Israel Paulain diz que situação no Boi Garantido é humilhante: ‘Presidente, pague os trabalhadores’

Foto: Reprodução

Manaus – Em mais um episódio de cobranças por parte dos trabalhadores do Boi Garantido, o apresentador do bumbá encarnado, Israel Paulain, usou as redes sociais, nessa sexta-feira (8), para comentar sobre a atual situação em que a agremiação vive. Na noite da última sexta-feira, mais uma vez, a Cidade Garantido, em Parintins, foi alvo da fúria de trabalhadores que ainda não foram pagos pela diretoria do Boi Garantido.

Artistas do bumbá estiveram reunidos na Cidade Garantido para cobrar a atual diretoria sobre os pagamentos. Fizeram, inclusive, um protesto e Corpo de Bombeiros foi acionado para conter os focos de incêndio que foram causados durante a manifestação. A Polícia Militar também foi acionada para acompanhar a situação na baixa do São José.

Leia mais: Porta-estandarte do Garantido também deixa o Boi: ‘insultos, ameaças, e terrorismo psicológico’

Após a repercussão das imagens, o apresentador Israel Paulain se posicionou e classificou o episódio como “a maior crise institucional da história do Boi Garantido e do Festival de Parintins”. Durante o desabafo, o apresentador oficial há mais de 20 anos afirmou que a situação é vergonhosa, se colocando na posição de torcedor.

“Estou aqui nesse momento muito indignado, muito estarrecido, com vergonha diante de tudo o que vem acontecendo com o nosso Boi Garantido nos últimos dias”, destacou.

Paulain ainda comentou sobre o artista Jair Mendes, considerado o pioneiro nas inovações de alegorias e um dos maiores artistas do Festival, que também estava no protesto cobrando o dinheiro devido aos serviços prestados por ele.

“Presidente, pague os nossos trabalhadores. É humilhante. É degradante ver o que estamos vendo, o que o mundo está vendo. O maior artista da história do festival, Jair Mendes, mendigando na Cidade Garantido, pedindo para que seja pago. Artistas que já trabalharam, que já fizeram o festival e contribuíram com o grande espetáculo do Boi Garantido, independente do resultado, precisam receber suas parcelas”, protestou.

Ainda durante o vídeo de desabafo, Paulain revelou que faz parte do quadro de artistas que está com o pagamento pendente. “É o meu caso, inclusive, a segunda parcela do meu contrato. É um direito de todos nós, trabalhadores. Trabalhamos, temos que receber”, cobrou.

Leia mais: Gastos de Garantido e Caprichoso são alvo de cobrança na Aleam: ‘quem não deve, não teme’

Em relação as tentativas de incêndio que estão acontecendo durante as manifestações dos trabalhadores, o apresentador disse que “é muito doloroso” assistir o patrimônio do Boi Garantido sendo degradado.

“Não venham tentar me confundir e confundir as pessoas, eu estou aqui mais uma vez em nome do Boi Garantido, envergonhado com o que vem acontecendo, manchando a imagem do nosso boi e também do Festival de Parintins”, pontuou.

ALVO DE CRÍTICAS

Desde o fim do Festival de Parintins, a atual diretoria do Boi Garantido vem sendo alvo de críticas e protestos sobre o que ocorria nos bastidores, além da falta de pagamento dos artistas. Desde então, o presidente Antônio Andrade, assim como os demais membros da Diretoria Geral de Espetáculo, negam a crise nos bastidores e tentam reverter a situação.

Vale ressaltar que as redes sociais do Boi Garantido, principal meio de comunicação entre a agremiação e os torcedores, não publicou nenhuma nota sobre os casos que estão sendo divulgados.

Assista ao vídeo: