Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Wilson Lima embarca para Europa, com agenda no Vaticano, Alemanha e Noruega

No Vaticano, encontro vai reunir representantes da Pan-Amazônia. No Portal da Transparência do Estado ainda não constam os gastos previstos para esta viagem

Wilson Lima embarca para Europa, com agenda no Vaticano, Alemanha e Noruega

(Foto: Divulgação)

Com mais uma viagem internacional programada, o governador Wilson Lima (PSC) estará em Roma (Itália) no próximo dia 28, num evento no Vaticano, um dia após o término do  Sínodo da Amazônia, que discute riscos ambientais na região amazônica. Após este encontro, programado para reunir todos os representantes governamentais da Pan-Amazônia, o governador seguirá para Noruega e Alemanha. No Portal da Transparência do Estado ainda não constam os gastos previstos para esta viagem. 

O Amazonas1 entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo para saber a pauta que o governador vai levar para estes encontros, quantos dias irá ficar ausente do país e, quem integra sua comitiva, mas até a publicação desta matéria, não houve retorno à demanda. 

A 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia acontecerá no Vaticano com o Papa Francisco sob o tema:  “Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) não foi convidado para o encontro. A reunião é resultado de uma articulação entre a Igreja Católica, por meio da  Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam). O evento vai possibilitar um possível encontro de Wilson Lima com Papa Francisco.  

Os países que devem comparecer com representantes no Vaticano são: Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guiana e Suriname, pertencentes à Pan-Amazônia e que têm território com a floresta amazônica. Os governadores dos Estados do Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão, pertencentes a Amazônia Legal também estarão nesse encontro.

Os governadores da Amazônia Legal também estão com um encontro agendado com autoridades da Alemanha e Noruega, os principais países doadores do Fundo Amazônia, que é um programa na região para preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.