Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Coluna AM1

Wilson quer dar um basta nos casos de arboviroses que somam 13 mil infectados no AM

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (6) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Wilson quer dar um basta nos casos de arboviroses que somam 13 mil infectados no AM

Reforço

Com 13.186 casos suspeitos de arboviroses, entre eles 2.232 para dengue e 1.674 casos de febre do Oropouche, o governador Wilson Lima (UB) quer reforçar o combate a doenças em ao menos 20 municípios do Amazonas, que foram contemplados, nesta quarta-feira (6), com 20 veículos e 125 pulverizadores. O investimento é de aproximadamente R$ 5 milhões e as entregas ampliam a capacidade de vigilância e atendimento em áreas remotas e de difícil acesso.

Escalação

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), disse que em time que está ganhando não se mexe, mas em time que está perdendo o jogo pode virar. Roberto se refere especificamente à prefeitura e lembra ao eleitor, descontente com a atual gestão, que o ano pode ser de mudanças. O aviso soa como um recado ao prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e também aos prefeitos dos 61 municípios do interior do Estado. Nesta eleição, o UB, partido comandado pelo governador, deve brigar pelo máximo de prefeituras para confirmar sua hegemonia nas urnas.

Janela partidária

Nove vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) mudaram de partido desde a última janela partidária. Jander Lobato e Gilmar Nascimento, por exemplo, mudaram de siglas ao menos três vezes. A lista deve aumentar com a abertura da janela partidária nesta quinta-feira (7), quando os vereadores poderão trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato. Entre os nomes que devem procurar outra casa estão os vereadores Lissandro Breval (Avante) e Yomara Lins (PRTB), que pode ir para o União Brasil (UB), para ficar mais próxima do governador Wilson Lima.

Recursos

Renato Júnior, secretário de obras da Prefeitura de Manaus, aprendeu rápido o caminho até Brasília e nem precisa mais da companhia do prefeito para ir buscar emendas federais para a capital. Ele alega que são recursos para potencializar o trabalho que vem realizando para conter erosões, pavimentar bairros e ramais e, ainda, facilitar a navegabilidade na região. As movimentações do secretário de obras caminham cada vez mais para uma possível pré-candidatura a vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

‘Nosso Centro’

As obras do Mirante Lúcia Almeida estão recebendo os últimos reparos para a inauguração. Por meio das redes sociais, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), comemorou a última etapa da obra, que leva o nome de sua falecida esposa, a ex-primeira-dama do Amazonas, que morreu em 2019, aos 41 anos, em decorrência de um câncer no fígado. O mirante vai abrigar diversas ações, novos negócios, artesanato, turismo, cultura, arte, lazer, contemplação e gastronomia.

Confiante

O deputado federal Silas Câmara (Republicanos), que teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), disse que se sente como o monte de Sião, que, segundo ele, não se abala, mas permanece para sempre. Pelo visto, Silas está confiante de que vai continuar com seu mandato até o fim da legislatura na Câmara dos Deputados. Quem não deve gostar nada disso é Pauderney Avelino (UB) e Alfredo Nascimento (PL), que estão sonhando com a diplomação caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também decida pela cassação do pastor evangélico. Adail Pinheiro Filho (Republicanos) também será afetado pela cassação, pois só se garantiu no cargo com a soma do quociente eleitoral.

Oposição

Na sessão plenária desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), a oposição criticou a ausência de ações do Executivo Municipal para o saneamento básico em Manaus. Um dos críticos é o vereador Lissandro Breval (Avante), que até pouco tempo integrava a base do prefeito na CMM. Será que quando ele era da base, o saneamento básico era de nível excelente em Manaus? O vereador destacou que Manaus ocupa a 21ª posição no ranking de saneamento básico de capitais brasileiras.

Times Square

O ex-líder do prefeito na CMM, vereador Fransuá (PV), bem que tentou que os colegas de bancada aprovassem um de seus projetos de lei que poderia transformar a frente de comércios na capital amazonense numa verdadeira Times Square, com anúncios em telões. Mas, a proposta foi rejeitada pela Câmara, pois no entendimento dos vereadores esse tipo de divulgação contribui com a poluição visual da cidade. O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) disse estranhar a origem do projeto, por desconfiar que a proposta teria sido sugerida a Fransuá pelo mercado publicitário.

Eleições 2024

Depois de ter espaço negado no Cidadania para sua pré-candidatura a prefeito de Manaus, o deputado estadual Wilker Barreto já conseguiu uma nova Casa e deve disputar o cargo de prefeito da capital amazonense nas eleições deste ano. A nova casa tem nome e número: Mobiliza 33 (antigo PMN). A ficha de filiação foi assinada nessa terça-feira (5), em Ilhéus, na Bahia, e a pré-candidatura será lançada em Manaus neste sábado (9).

Otimização

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Secretaria de Tecnologia (Setin), liberou, nesta segunda-feira (4), melhorias no sistema de Prestação de Contas Mensal (PCM) para o exercício de 2024. O sistema foi otimizado para facilitar o envio da documentação pelos gestores de órgãos jurisdicionados.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI