Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Marcelo Ramos critica Maria do Carmo e coleciona críticas nas redes sociais

Os comentários sobre 'personagem político' da pré-candidata geram reação imediata nas redes sociais.

marcelo-ramos-critica-maria-do

(Fotos: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados/Instagram @mariadocarmoseffair)

Manaus (AM) – Após enfrentar críticas por declarações sobre a pré-candidata ao governo do Amazonas, Maria do Carmo (PL-AM), o ex-deputado federal e pré-candidato ao Senado, Marcelo Ramos (PT), voltou a se pronunciar por meio de um novo vídeo publicado nas redes sociais.

Na gravação, Ramos afirma que um vídeo anterior, no qual questiona a imagem de “gestora eficiente” atribuída à pré-candidata, teria causado incômodo em setores ligados à adversária política.

Segundo ele, a reação ocorreu nos moldes da “velha política”, com ataques pessoais e ações coordenadas em páginas, portais, jornalistas e blogueiros que, de acordo com Ramos, teriam sido pagos para desqualificá-lo.

O ex-deputado também destacou que, em vez de esclarecer os fatos à sociedade, os ataques teriam desviado o foco de um dado que ele considera “irrefutável”: o desempenho de alunos do curso de Medicina de uma instituição ligada à pré-candidata, que teriam obtido nota equivalente a zero em uma avaliação oficial do curso.

Marcelo Ramos criticou o que chamou de incoerência entre o discurso de “nova política” e as reações adotadas diante das denúncias. Ele relembrou que autoridades costumam ser criticadas quando atacam denunciantes em vez de prestarem esclarecimentos públicos, prática que, segundo ele, estaria sendo repetida.

Sobre os ataques pessoais recebidos, Ramos afirmou que não pretende responder com agressividade. Disse viver “um novo tempo” e que irá tratar o tema com serenidade e seriedade, por considerar fundamental o debate sobre a qualidade da formação médica. Para ele, o assunto é de interesse direto da sociedade, uma vez que envolve profissionais que futuramente atenderão a população.

O pré-candidato ao Senado também questionou declarações da pré-candidata que, segundo ele, teriam responsabilizado alunos e examinadores pelo mau desempenho. Ramos afirmou que uma gestora eficiente deveria apresentar diagnósticos, medidas corretivas e investimentos acadêmicos, financeiros e gerenciais para superar a crise, e não transferir responsabilidades.

Veja momento

Vídeo publicado nas redes sociais motiva reação e críticas a Marcelo Ramos

Ramos foi criticado após publicar um vídeo nas redes sociais em que questiona a postura e o discurso da pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo. Na gravação, Ramos afirma que a pré-candidata teria criado um “personagem” político de empresária de sucesso, gestora eficiente e independente de recursos públicos, imagem que, segundo ele, teria sido desmontada antes mesmo do início oficial da campanha.

Marcelo Ramos sustenta que uma parcela significativa dos alunos da instituição ligada à pré-candidata seria financiada por programas públicos como ProUni, Fies e Bolsa Universidade, o que, na avaliação dele, contradiz o discurso de independência do Estado.

O ex-deputado também critica a reação de Maria do Carmo diante de avaliações negativas do curso, afirmando que ela teria culpado examinadores e alunos, em vez de apresentar medidas para melhorar a qualidade do ensino.

Reação nas redes

As declarações geraram repercussão e críticas ao pré-candidato, especialmente pela forma e pelo teor das possíveis acusações feitas contra a adversária política. Alguns usuários o classificaram como “frustrado”, afirmando que ele “não deu certo nem na direita, nem na esquerda” e que, ainda assim, tenta atacar a pré-candidata Maria do Carmo.

Outros comentários o chamaram de “menino de recado do PT”, dizendo que ele estaria “ajoelhando no milho pela milésima vez” e que teria perdido “a oportunidade de ficar calado”. Houve ainda quem o definisse como um “defunto político barulhento”, acusando-o de atacar uma mulher que, segundo esses internautas, seria “honrada”, além de afirmarem que Ramos seria irrelevante no cenário político amazonense.

Também apareceram críticas relacionadas à sua atuação parlamentar, com usuários afirmando que o ex-deputado “não fez nada pela população do Amazonas”.

Diante da repercussão negativa, Marcelo Ramos rebateu os comentários e afirmou que as críticas seriam fruto de “fakes da gestora”, expressão utilizada por ele entre aspas ao se referir aos ataques recebidos nas redes sociais.

construcao

A publicação de Marcelo Ramos também gerou comentários da jornalista Gabrielle Moura que por meio de um vídeo nas redes sociais comentou que “virou moda agora quem não ganha pra nada virar comentarista político”, citando diretamente o vídeo de Ramos.

Segundo a jornalista, o ex-deputado estaria mirando na pré-candidata Maria do Carmo, que, em sua avaliação, “está crescendo nas pesquisas, é mulher e de direita”.

Ela afirmou ainda: “Ele sabe que não ganha pra nada e disse: ‘vou fazer o quê? Comentar política e criticar a professora Maria do Carmo’. É isso que ele tem feito”, resumindo a postura de Ramos diante da campanha.

No mesmo vídeo de Gabrielle Moura, o ex-vereador de Manaus Chico Preto também se manifestou. Ele afirmou que conviveu politicamente com Ramos e descreveu o pré-candidato ao Senado como “menino de recado para atacar adversários”, citando especificamente a pré-candidata Maria do Carmo.

construcao

Confira:

LEIA MAIS