(Foto: Divulgação/Técnica de enfermagem Raiza Bentes Praia)
Manaus (AM) – Após repercussão negativa, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) informou, por meio de nota oficial na tarde de quinta-feira (05), que suspendeu cautelarmente o exercício profissional da técnica de enfermagem Raiza Bentes Praia, investigada no caso que apura a morte de Benício Xavier, ocorrida no Hospital Santa Júlia, em Manaus. Segundo a nota, a decisão foi tomada no âmbito de um processo ético e já está publicada no Diário Oficial.
Conforme o Coren-AM, o registro profissional da técnica encontra-se suspenso, assim como o direito de exercer a profissão, até a conclusão da apuração dos fatos.
O Conselho destacou que a medida segue a legislação vigente e reafirmou o compromisso com a legalidade, a transparência e o rigor técnico e ético na condução dos processos sob sua responsabilidade, respeitando o devido processo legal e o caráter sigiloso previsto na Resolução Cofen n.º 706/2022.
O caso envolve a morte de Benício Xavier, que ocorreu em 23 de novembro de 2025, após a criança receber adrenalina pela via intravenosa durante atendimento hospitalar.
Conforme a investigação, a via e a dosagem prescritas não eram indicadas para o quadro clínico do paciente. Após a aplicação, o menino sofreu múltiplas paradas cardíacas e não resistiu.
Mesmo após verificação recente apontar o registro da profissional como “ativo” no sistema do Coren-AM, a entidade esclareceu que a base de dados já foi corrigida para constar a suspensão cautelar.
Além do processo ético em curso no conselho de classe, uma decisão judicial de dezembro de 2025 determinou a suspensão do exercício profissional por um ano tanto da técnica de enfermagem Raiza Bentes Praia quanto da médica Juliana Brasil Santos, também investigada no caso.
LEIA MAIS:





